sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cannes - Novo Filme de Manoel de Oliveira


Encaminhado por Nair Lúcia de Britto

 

NOVO FILME DE MANOEL DE OLIVEIRA, NA SELEÇÃO DE CANNES, TEM COPRODUÇÃO BRASILEIRA

 

 

"O Estranho Caso de Angélica", o novo filme do cineasta português Manoel de Oliveira, definido como uma história de  amor metafísico, terá sua estreia mundial no 63º Festival de Cannes na seleção oficial Un Certain Regard. O filme é uma coprodução de Portugal, França, Espanha e Brasil.

 

Passado na década de 1950, o filme começa com um fotógrafo hospedado numa pequena pensão. Este é subitamente acordado tarde da noite para que vá fotografar uma linda moça que acabara de falecer. O fotógrafo que está na região do Douro para documentar antigos métodos de trabalho nas vinhas, com especial atenção aos chamados cavadores da terra, fica subitamente perturbado pela imagem da falecida. O papel da jovem foi confiado à revelação espanhola Pilar López de Ayala que se projetou em 2007 com o filme "El la Ciudad de Sylvia", de José Luis Guerín. O fotógrafo é interpretado por Ricardo Trepa.

 

O projeto de "O Estranho Caso de Angélica" foi escrito em 1947 pelo próprio Manoel de Oliveira, influenciado por suas perturbações com os crimes de Hitler e do regime nazi-fascista. Só que o projeto teve de ser arquivado por ser sistematicamente proibido nos anos de salazarismo em Portugal. "Pensei nisso no período do nazi-fascismo, mas agora também estamos passando por um período agressivo, com o terrorismo e com este descalabro financeiro do mundo", disse Manoel de Oliveira ao anunciar a rodagem de seu novo filme em março passado, aos quase 101 anos de idade.

 

Manoel de Oliveira elogiou a participação especial da atriz brasileira Ana Maria Magalhães, que atuou ao lado dos portugueses Luis Miguel Cintra, José Manuel Mendes, Susana Sá, Adelaide Teixeira e Ricardo Trepa. O Brasil é coprodutor do novo filme de Oliveira através da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em colaboração com o Ministério da Cultura e o Fundo Nacional de Cultura.

 

 

 

O ESTRANHO CASO DE ANGÉLICA

 

 

Ficha Técnica:

 

Argumento e direção: Manoel de Oliveira

 

Elenco: Ricardo Trêpa, Pilar López de Ayala, com a participação especial de Leonor Silveira, Luís Miguel Cintra e Ana Maria Magalhães

 

Diretor de Produção: João Montalverne

 

Diretora de Fotografia: Sabine Lancelin

 

Montagem: Valérie Loiseleux

 

Co-produção: Filmes do Tejo II (Portugal), Eddie Saeta SA (Espanha), Les Films de l'Après-Midi (França)

e Mostra Internacional de Cinema (São Paulo - Brasil)

 

 



Transforme-se em personagens engraçados e coloque no Messenger. Clique e veja como.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454