sábado, 6 de fevereiro de 2010

SOLIDARIEDADE BRASILEIRA NO HAITI

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista 

Dia 8 de fevereiro, 2a. feira, 22h00
VEJA ENTREVISTA NO
RODA-VIVA
Coronel João Batista Bernardes,
Comandante das Tropas Brasileiras no Haiti

O Haiti - que divide a Ilha Hispaniola com a República Dominicana, no mar do Caribe - foi uma colônia francesa produtora de açúcar até o início do século XIX e luta, desde 1804, quando se tornou independente graças a uma rebelião de escravos, para combater a pobreza e a miséria.

O país tem uma história cercada por golpes de estado e de governos corruptos e autoritários. Em 2001, Jean-Bertrand Aristide elegeu-se presidente, mas renunciou em 2004 diante de um levante armado, abrindo uma nova crise. Foi quando as Nações Unidas decidiram enviar a Força de Paz, liderada pelo Brasil, para pacificar o Haiti e reerguer a nação.

No mês passado, o país mais pobre da América foi atingido por um forte terremoto que deixou mais de 200 mil mortos. Com o governo fragilizado, seus prédios destruídos e quase sem recursos para trabalhar, o Haiti se tornou ainda mais dependente da ajuda internacional.

A Missão da ONU de Estabilização do Haiti conta com a participação de 7 mil homens de 18 nações, sendo que o comando é do Brasil, sob responsabilidade do General Floriano Peixoto Vieira Neto. As tropas brasileiras estão nas mãos do coronel João Batista Carvalho Bernardes desde julho de 2009.

Participam como convidados entrevistadores:
Eliana Catanhêde, colunista do jornal Folha de S. Paulo; Lourival Sant'Anna, repórter especial do jornal O Estado de S. Paulo; Diego Escosteguy, repórter da sucursal de Brasília da revista Veja e Sérgio Utsch, Repórter do SBT.
Twitters no estúdio: Aloisio Milani, jornalista, coordenador do site haiti.org.br (http://twitter.com/haitibr); Marília Marsulo Gouvêia, professora (http://twitter.com/mariliamarsulo) e Thiago Ribeiro Santa Rosa, analista de tecnologia da informação (http://twitter.com/thiagorsr).
Flicker: Duda Groisman, fotógrafo (http://www.flickr.com/photos/duda-groisman)


Apresentação: Heródoto Barbeiro


Transmissão ao vivo pela Internet
http://www.tvcultura.com.br/rodaviva


O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva
 


Quer navegar na Internet sem medo? Instale grátis o Internet Explorer 8.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454