quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TITOUAN LAMAZOU

(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - jornalista)
 

* Edição GRAVADA. Não aceita perguntas.
Titouan Lamazou, dia 25 de janeiro, às 22hoo no
RODA VIVA.
 
Artista, de família francesa, nascido no Marrocos, Titouan Lamazou se decidiu pela arte ainda criança. Depois virou navegador, foi campeão mundial de regata oceânica e, em seguida, juntou as duas coisas, numa combinação original entre arte e navegação. Velejando durante sete anos pelos cinco continentes do mundo, transformou seus diários de viágem em desenhos, pinturas,fotos, vídeos e relatos sobre as histórias de mulheres de orígens e vidas muito diferetes. Mas que tem em comum o fato de serem vitimas de algum tipo de opressão ou de sofrimento.
O trabalho, resultou numa das exposições mais visitadas do Museu da Humanidade, em Paris - 2007 e 2008. E também veio para São Paulo, na Oca do Ibirapuera, em maio de 2009, como parte da programação do Ano da França no Brasil. A exposição "Mulheres do Planeta" reuniu um conjunto de cerca de 3 mil obras e 50 filmes do artista, retratando a condição feminina no mundo contemporâneo. Uma biografia visual de cerca de duzentas mulheres de todos os tipos e raças. Entre elas 19 brasileiras, que também compõem o mapa-mundi de Titouan Lamazou, feito a partir do olhar feminino.

Participam como convidados entrevistadores:
Heloisa Buarque de Almeida, professora doutora de antropologia da Universidade de São Paulo; Ulisses Capozzoli, editor-chefe da Revista Scientific American; Lúcia Barros, editora-chefe da Revista Claudia, com mestrado Em Comunicação, cultura e sociedade, pela Universidade de Londres, e em jornalismo internacional pela City University, também de Londres e especialização em jornalismo feminino e Fernanda Colavitti, editora assistente da Revista Época. Twitters no estúdio: Roberta Avila, jornalista e artista plástica (http://twitter.com/robertaavila); Ricardo Augusto Lombardi, jornalista (http://twitter.com/ricslombardi) e Isis Diniz, jornalista (http://twitter.com/isisrnd). Flickr convidado: Denis Couto, fotógrafo (http://www.flickr.com/photos/docouto/)

Apresentação: Heródoto Barbeiro

O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h00.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

 


Quer ver seus e-mails de todas as contas num lugar só? Junte todas elas no Hotmail.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454