quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

O HOMEM, A MULHER E A BESTA de Alberto Cavallone

Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista  



CINESESC EXIBE O SURREALISMO

DE ALBERTO CAVALLONE

 


Em fevereiro, a Sessão do Comodoro apresenta o inédito
O HOMEM, A MULHER E A BESTA

Quarta-feira, 03/02/2010, às 21h30


Na primeira quarta-feira de fevereiro, dia 03, a Sessão do Comodoro exibirá um filme inédito no Brasil, "O HOMEM, A MULHER E A BESTA" (Spell - Dolce Mattatoio), de Alberto Cavallone, produção italiana de 1977. Com legendas em português,
a sessão começa as 21h30 (as senhas gratuitas estarão disponíveis a partir das 21h00 horas na bilheteria do cinema). Antes da sessão, o cineasta Carlos Reichenbach fará uma introdução do filme.

  
O HOMEM, A MULHER E A BESTA

Numa pequena cidade da Itália, a população prepara-se para a festa de seu padroeiro. Enquanto crianças se divertem vendendo desenhos de santos, os mais velhos vão revelando suas fraquezas, sonhos, frustrações, taras e loucuras.

O filme já foi definido como um painel humano e anárquico de Buñuel com os preceitos da "arte povera" de Pasolini. Acrescente-se a esta mistura uma certa dose do erotismo peninsular da época. Como afirmam os críticos italianos, as fontes deste e dos outros filmes de Cavallone são detectáveis: BatailleLautréamont, De Sade, Max ErnstBorowczykMakavejev e - mais nítidamente - Luis Buñuel e Pier Paolo Pasolini. Não seria absurdo enxergar Cavallone como um Humberto Mauro ou Ozualdo Candeias da Itália. Seus filmes foram feitos com equipes pequenas, dinheiro contado e, geralmente, rodados na própria cidade onde morava,Castelnuovo di Porto.

Alberto Cavallone (28 agosto 1938 – 12 novembro 1997) foi atacado por seus críticos mais ferozes como "um talento indisciplinado e autodestrutivo". Críticas como esta valem mais que qualquer elogio.

"A loucura devasta um país provinciano. O autor cita Max Ernst. As imagens homenageiam Bataille e 'L'origine du Monde', deCourbet, que, em 1977, ninguém conhecia. Uma bela cópia em DVD da obra mais bem-sucedida de um verdadeiro maldito do cinema italiano: o milanês Alberto Cavallone. Ainda hoje, Spell - Dolce Mattatoio (também conhecido como O Homem, a Mulher e a Besta) é um choque. Quem ama Jodorowsky e se arriscar, não irá se decepcionar". – Corriere della Sera.

Título original: L'uomo la donna e la bestia – a.k.a. Spell - Dolce Mattatoio (1977).
Itália, 100 minutos, colorido, legendas em português.
Diretor: Alberto Cavallone.   
Argumento e Roteiro: Alberto Cavallone.   
Música Original: Claudio Tallino.
Fotografia: Giovanni Bonicelli.
Elenco: Martial Bos chero, Giovanni De Angelis, Angela Doria, Emmanuele Guarino e Monica Zanchi.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454