segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Prorrogadas as inscrições para o 4º Prêmio Professores do Brasil

 
 

 

Prorrogadas as inscrições para o 4º Prêmio Professores do Brasil

 

Educadores da rede pública de ensino, de todo o país, têm até o dia 30 de setembro para inscrever seus projetos e participar do 4º Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do MEC, em parceria com Fundação SM, Fundação Bunge, Instituto Votorantim, Instituto Pró-Livro, além de Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e as organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e dos Estados Ibero-Americanos, busca reconhecer e valorizar os educadores brasileiros.

 

O prazo de inscrições que se encerraria nesta segunda-feira, dia 31, foi prorrogado para 30 de setembro. A ficha de inscrição, o regulamento, assim como as demais informações sobre a premiação estão disponíveis no site http://portal.mec.gov.br/premioprofessoresdobrasil/. Serão premiados 40 professores de todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental 1 – do 1º ao 5º ano - e ensino fundamental 2 – do 6º ao 9º,  e ensino médio. Os vencedores receberão prêmio de R$ 5 mil, diploma e troféu.

 

Todos os trabalhos inscritos serão recebidos pela Universidade Federal de Pelotas, que neste ano será a responsável pela análise dos documentos, conforme o regulamento do concurso. Já a avaliação dos trabalhos será feita por uma comissão de educadores e especialistas convidados pelo Ministério da Educação.

     

 


 

 

 

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PUC-SP oferece curso de avaliação educacional

PUC-SP oferece curso de avaliação educacional

Conteúdo programático do curso enfatiza a visão dinâmica e antropológica de aprendizagem, a partir da elaboração pessoal e de significação de elementos sociais e culturalmente transmitidos

Desde os anos 80, o debate sobre as questões educacionais brasileiras vem ampliando a abrangência do campo da avaliação que deixou de se restringir apenas à avaliação de aprendizagem, passando, cada vez mais, a incorporar diferentes dimensões da Educação. Essa tendência foi reforçada recentemente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e pela presença do Terceiro Setor em projetos educacionais.

A evolução tecnológica, as macro-avaliações – Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (Enade) e diferentes modalidades de avaliações governamentais – entre outros fatores, têm gerado aumento de resultados avaliativos para a tomada de decisões políticas, tornando a avaliação educacional uma área complexa e que exige constante atualização.

As instituições educativas têm compreendido a avaliação como uma ferramenta que possibilita avançar da simples regulação, dirigida essencialmente para a verificação da conformidade normativa, para o encaminhamento de tomada de decisão mais qualificada exigindo novas habilidades dos profissionais que realiza o trabalho avaliativo. Assim, o curso de "Avaliação Educacional: Foco na Avaliação da Aprendizagem" oferecido pela PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), responde à demanda social de formar e aperfeiçoar o trabalho de avaliadores educacionais.

O projeto tem a preocupação de situar o profissional como um problematizador e não um mero facilitador ou monitor de atividade de ensino, para que a educação seja encarada como um processo construtivo em constante evolução, aproximando educadores, alunos e comunidades interna e externa das instituições de ensino. Para isso, o conteúdo programático enfatiza a visão dinâmica e antropológica de aprendizagem, a partir da elaboração pessoal e de significação de elementos sociais e culturalmente transmitidos.

As atividades previstas estão organizadas em situações de aprendizagem que favorecem a comunicação, o diálogo e a avaliação, sempre com mediação pedagógica do educador formador.

Importante: a temática deste curso integra o programa do curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) Formação de Especialista em Avaliação Educacional que em breve será oferecido pela COGEAE. Aqueles que forem aprovados neste curso de extensão e quiserem ingressar posteriormente na Especialização poderão convalidá-lo como módulo.

Dirigido a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que desejam atuar como avaliadores educacionais, o curso tem início em 29 de Agosto e aulas quinzenalmente aos sábados, das 8 às 17 horas no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

 

Terreiro de Breque sábado 29/8 no Rio de Janeiro Centro (grátis)

Terreiro de Breque se apresenta sábado na Tiradentes

 

O Terreiro de Breque irá se apresentar novamente no próximo sábado, dia 29/08, no salão de sinuca Bilhares Guanabara, na Praça Tiradentes, a partir das 21h, com entrada franca. 

 

Oriundo do movimento momesco Fubá (Foliões Unidos do Bloco Alheio), o Terreiro de Breque é uma confraria de boêmios inveterados, reunidos para tocar e cantar o samba, especialmente em seus matizes menos explorados, como o samba de terreiro, o samba-de-breque e o sincopado. No repertório, sambas inéditos, muito lado B dos compositores mais famosos e músicas de autores menos conhecidos e também de componentes do grupo. Forma o Terreiro de Breque com  Zeh Gustavo (voz e composições), Fernanda Magá (voz), Fernando Palhaço (cavaquinho e voz), Renan Sardinha (violão e composições), Flora Milito (percussão) e André Batata (percussão e voz).

O Bilhares Guanabara é um dos mais tradicionais e bem conservados salões de sinuca do Rio de Janeiro, que conta com um autêntico clima de Rio antigo: são 16 mesas impecáveis, pista para os gafieiristas de plantão e diversas varandinhas com vista para um dos mais belos cenários do Centro.  

Recentemente, a TV Alerj produziu e apresentou uma reportagem sobre a Praça Tiradentes e a relação do Terreiro de Breque e do Bilhares Guanabara com um ponto de tal densidade histórica no Rio – praticamente o primeiro ambiente a acolher vida noturna na cidade. A íntegra da matéria pode ser conferida no Youtube, pelos atalhos http://www.youtube.com/watch?v=mz36utNNKAg e http://www.youtube.com/watch?v=S0Kc_izXo9w.  

 

Serviço:

 

Bilhares Guanabara

Rua D. Pedro I, 7 – Praça Tiradentes - Centro - Rio de Janeiro (em frente ao Teatro Carlos Gomes)

29/08 (sábado), a partir das 21h.

Entrada franca.

 

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CONVITE




Eventos

 

4ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas

 

 Será realizada no período de 30 de outubro a 8 de novembro de 2009 a IV Bienal Internacional do Livro de Alagoas. A Bienal é uma realização da Universidade Federal de Alagoas, através da EDUFAL – Editora da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da ABEU (Associação Brasileira dos Editores Universitários), da CBL (Câmara Brasileira do Livro), do Governo do Estado de Alagoas e demais parceiros de instituições públicas e privadas. O patrono dessa edição é o alagoano prof. Dr. JOSÉ MARQUES DE MELO.

 

Bienal Internacional do Livro de Alagoas
www.edufal.com.br/bienal2009
Rua Celso Piati, 0
32141111
Horário 10:00 as 22:00

 

 

 

Bienal do livro em Curitiba

 


Evento curitiba - parte 2

 

Fwd: III EDUCON

III Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
22 a 24 de setembro de 2009
Universidade Federal de Sergipe
Campus de Itabaiana

Conferência de Abertura
"Como os professores aprendem a sua profissão" ("Comment les professeurs apprennent leur profession")
Conferencista: Prof. Dr.. Guy Berger (Universidade Paris 8 – França)
Tradução: Prof. Dr. Bernard Charlot (Universidade Paris 8/UFS/NPGED/ NPGECIMA/ EDUCON)
Coordenação: Profa. Dra. Veleida Anahi da Silva (UFS/DED/NPGED/ NPGECIMA/EDUCON)
Local: Auditório do Campus de Itabaiana/UFS

Conferência de Encerramento
"As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação"
Conferencista: Prof. Dr. José Carlos Libâneo (Universidade Católica de Goiás)
Coordenação: Prof. Dr. Bernard Charlot (Universidade Paris 8/UFS/NPGED/ NPGECIMA/ EDUCON)
Local: Auditório do Campus de Itabaiana/UFS

INSCRIÇÕES

Período de Inscrição: 08/06 a 22/09/2009
Com apresentação de trabalho: 30 de agosto de 2009
Sem apresentação de trabalho: 22 de setembro de 2009

EIXOS TEMÁTICOS

1. Educação, Intervenções Sociais e Políticas Afirmativas
2. Educação, Sociedade e Práticas Educativas
3. Educação, Trabalho e Juventude
4. Formação de Professores: memórias e narrativas
5. Ensino de Ciências e Matemática
6. Educação, Cultura e Religião
7. Educação Infantil e Inclusão Social
8. Tecnologia, Mídia e Educação

CONTATO
E-mail: coloquioeducon@yahoo.com.br
Tel.: (79) 2105-6761/6797

Inscrição on-line: http://br.geocities.com/educonufs/IIIcoloquio/

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"MAIS MULHERES NO PODER E NA POLÍTICA"

O COMDIM - CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE SÃO VICENTE REALIZARÁ O EVENTO "MAIS MULHERES NO PODER E NA POLÍTICA"  NO DIA 28 DE AGOSTO,  ÀS 14H00,  NA CÂMARA DOS VEREADORES DAQUELA CIDADE.
 
(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista)                                          


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Oficina de fotografia no Centro Europeu

 Na próxima semana, o curso de Fotografia do Centro Europeu de Curitiba vai apresentar, em parceria com a Associação Dos Artistas Plásticos do Paraná (APAP/PR), uma oficina especial com o fotógrafo paulista Fernando Fogliano. O evento, que terá como tema A codificação do tempo na fotografia: "stop motion" um novo formato fotográfico, tratará de aspectos fundamentais da fotografia contemporânea.  

 

Formado em engenharia civil, física e especializado em engenharia da computação, o fotógrafo Fernando Fogliano é Doutor e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo. Atualmente, o profissional leciona Fotografia Digital no Curso de Fotografia da Faculdade de Comunicação e Artes do SENAC, onde atua, também, como pesquisador e coordenador do Grupo de Pesquisa da Imagem Contemporânea (GPIC). Na oficina do Centro Europeu, o paulista irá tratar de temas como a percepção do tempo; o corte fotográfico e a representação do tempo pela imagem fixa; reflexões sobre a fotografia contemporânea; experiências em fotografia computacional; desenvolvimento de projeto; e produção de imagens. 

 

As atividades com o fotógrafo Fernando Fogliano acontecem nos próximos dias 25, 26 e 27 de agosto na sede do Centro Europeu (Rua Brigadeiro Franco, 1700), das 14 às 18h. O evento é voltado para todos os interessados em adquirir experiência no segmento fotográfico. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

CURTA PETROBRAS ÀS SEIS

"Curta Petrobras às Seis"

prossegue em São Paulo e Guarulhos

 

No período de 14 de agosto a 08 de setembro, uma nova programação do Curta Petrobras às Seis estará em cartaz no Espaço Unibanco de Cinema - Augusta, no Unibanco Arteplex – Frei Caneca e no Hoyts General Cinema – Guarulhos.

 

Segue abaixo as programações.

 

O Curta Petrobras às Seis teve início em 1999, em apenas uma sala em São Paulo. Hoje em sua sexta edição, o projeto tem exibições em Aracaju, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, Juiz de Fora, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Campinas, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Paulo e Vitória. Em sua sexta edição, o projeto Curta Petrobras às Seis é uma iniciativa do Circuito Espaço de Cinema, em São Paulo, com patrocínio da Petrobras através da Lei Rouanet.

 

São Paulo e Guarulhos

Programação de 14 de agosto a 08 de setembro

Entrada gratuita

Classificação indicativa: 16 anos

www.curtaseis.com.br

 

Espaço Unibanco de Cinema

Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César.

São Paulo / SP

 

Programa: premiados 2006

 

Balada das Duas Mocinhas de Botafogo

RJ – 2006 – 14 min – Fic – cor

Fernando Valle e João Caetano Feyer

Duas irmãs, Marília e Marina, buscam no sexo e na noite do Rio de Janeiro uma resposta para escapar ao vazio de suas vidas. Abandonadas pelo pai, que deixou a família e sumiu, e pela mãe, que vive com elas mas em nada compartilha sua vida, Marília e Marina se apóiam uma na outra e buscam um caminho. Sem guia ou referência, em meio a noitadas sem memória e relações sem sentido, elas procuram uma saída - qualquer saída. Baseado no poema de Vinicius de Moraes.

 

Memórias Sentimentais de um Editor de Passos – Daniel Turini

SP – 2006 – 17 min – Fic – cor

Seu trabalho era colocar cada pequeno som do passo em sincronia com a imagem. Mas parecia que isso não o levaria muito longe.

 

No Princípio era o Verbo – Virgínia Jorge

ES – 2006 – 18 min – Fic – cor

Uma fábula composta de três estórias que se fundem num vai-e-vem lírico e bem-humorado, procurando refletir sobre o conceito de verdade e nossa busca pelas explicações de fenômenos cotidianos.

 ***

 Unibanco Arteplex

Shopping Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569 / 3º piso – Bela Vista

São Paulo / SP

 

Programa: realidade

 Sol de Amém, de Ives Albuquerque.

CE, 2006, 15 min, P&B.

Ficção: A mãe pede que o filho roube uma estátua de São José, na esperança que chova no sertão e o marido retorne. O filho, por sua vez, deseja ir embora do lugar, onde a espera é o alimento do tempo e a esperança se alimenta da alma. Inspirado no livro "O Estrangeiro" de Albert Camus.

 

Na Terra do Sol, de Lula Oliveira.

BA, 2005, 12 min, cor.

Ficção: Sertão de Canudos (BA), 5 de outubro de 1897. Os quatro últimos sobreviventes do povoado estão entrincheirados pelo exército da República, defendendo a igrejinha construída pelo messias Antonio Conselheiro. Eles hesitam entre morrer de sede ou tentar furar a barreira para pegar água.

 

O Anjo Daltônico, de Fábio Rocha.

BA, 2005, 20 min, cor.

Ficção: Na ânsia de entender seu espírito, Zuca de Maneca, um velho vaqueiro, sai em busca das lembranças da infância. Atravessa os contos populares, as fábulas do sertão, o cotidiano pastoril, os costumes e hábitos, entrelaçando o tempo e levando-nos a repensar o espaço-tempo nordestino.

 ***

 Hoyts General Cinema

Internacional Shopping Guarulhos

Rodovia Presidente Dutra, km 230

Guarulhos / SP

 

Programa: solidão

 

De Resto – Daniel Chaia

SP -  2007 – 12 min – Fic – cor     

Duas faxineiras de um espaço para festas encontram no meio do lixo algo inusitado, que transforma o cotidiano de uma delas.

 

O Lobinho Nunca Mente – Ian SBF

RJ – 2007 – 9 min – Ficcor

Um homem sofre um acidente doméstico que o deixa paralisado. Enquanto espera por ajuda, ele repensa sua vida. Sozinho com suas lembranças, ele descobre o quanto vale a vida e o quanto merece morrer.

 

Transtorno – Fernanda Teixeira

RJ – 2006 – 10 min – Fic – cor

Escritor frustrado é incomodado pelos barulhentos hábitos de sua avó e seus quinze gatos.

 

(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - jornalista) 

 

 



Instale o novo Internet Explorer 8 versão especial para o MSN. Download aqui

"Deixa Ela Entrar", de Tomas Alfredson

FILMES DA MOSTRA

Apresenta

DEIXA ELA ENTRAR

(Låt Den Rätte Komma In)

Estréia prevista para 4 de setembro


Oskar, um garoto ansioso e frágil de 12 anos, é freqüentemente provocado por seus colegas de classe mais fortes, mas nunca se defende. O desejo do menino solitário por um amigo se concretiza quando ele conhece Eli, uma garota da mesma idade, que se muda para a vizinhança com o pai. Séria e pálida, ela só sai de casa à noite e não parece ser afetada pelas baixas temperaturas. Coincidentemente, a cidade começa a ser assombrada por uma série de assassinatos e desaparecimentos inexplicáveis. Sangue parece ser o denominador comum a estes crimes, e para um garoto introvertido como Oskar, que é fascinado por histórias horripilantes, não leva muito tempo até ele perceber que Eli é uma vampira. Mas um romance não declarado surge entre eles, e ela lhe dá a coragem para lutar contra seus agressores. Para sempre congelada num corpo de doze anos, com todos os sentimentos e emoções confusas de uma adolescente, Eli sabe que só pode continuar a viver se seguir em frente. Mas quando Oskar finalmente vai para o confronto, ela retorna para defendê-lo usando a única arma que conhece.

Suécia, 2007, 110 min

Diretor: Tomas Alfredson

Roteiro: John Ajvide Lindgvist

Fotografia: Hoyte van Hoytema nsc, fsf

Montagem: Dino Jonsäter, Tomas Alfredson

Música: Johan Söderqvist

Elenco: Kare Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl, Karin Bergguist, Peter Carlberg

Produtor: John Nordling, Carl Molinder

Produtora: EFTI Filme AB

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CCBNB-Fortaleza dentro da Feira da Música

Catorze bandas de oito estados do Brasil se apresentam no CCBNB-Fortaleza dentro da Feira da Música

 

FORTALEZA, 18.08.2009 – Um elenco de 14 bandas oriundas de oito estados de três regiões brasileiras se apresenta no programa Cultura Musical, a ser realizado pelo Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, dentro da agenda de shows da Feira da Música, no período de 20 a 22 deste mês (próxima quinta-feira até sábado).

A lista das bandas abrange os seguintes nomes: da região Sul – Músicas Intermináveis para Viagem (Rio Grande do Sul); do Sudeste – Fred Martins (Rio de Janeiro), e Tutu com Ovo (Espírito Santo); e do Nordeste – Opanijé (Bahia), Gunjah Reggae Band (Paraíba), Tricor (Rio Grande do Norte), Atomic Bomb Watcher, Marcos Maia Trio, Grupo de Flautas da Uece, Uro e Arsenal da Rima (Ceará), Eita Piula, Batuque Elétrico e Validuaté (Piauí).

Gratuita ao público, a série de espetáculos musicais acontecerá no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108), de 12h às 14h e de 17h às 20h (quinta e sexta-feira, 20 e 21) e de 17h às 20h (no sábado, 22).

 

Cultura Musical na Feira da Música

O programa Cultura Musical deste mês de agosto é dedicado à Feira da Música, que em sua oitava edição, como nas anteriores, promove um grande intercâmbio de experiências sonoras.

Além da difusão da música independente de qualidade no País, a Feira contribui para a democratização de informações no setor, através de palestras, painéis e oficinas, e para incrementar negócios através do Pavilhão da Feira, com exposição de equipamentos, instrumentos e novas tecnologias.

Em parceria com a Feira da Música, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza disponibiliza seu palco para as apresentações dessas 14 bandas oriundas de oito estados de três regiões brasileiras.

No estande do Banco do Nordeste e do CCBNB a ser instalado no Pavilhão da Feira, serão disponibilizados, aos artistas, produtores e gestores culturais, formulários de inscrição e o edital da programação dos Centros Culturais Banco do Nordeste (Fortaleza e Cariri, no Ceará; e Sousa, na Paraíba) em 2010, cujo período de inscrição prossegue até o próximo dia 18 de setembro.

 

Programação do Cultura Musical na Feira da Música

 

20/08 – quinta-feira

 

12h - Eita Piula (PI)

Formado em 2001, o grupo busca promover a cultura piauiense, apresentam-se com composições singulares, bem estruturadas, arranjos sintonizados, voz e percussões peculiares, aliando o tradicional ao contemporâneo, em busca de novas sonoridades.

Contato: (86) 3235-1616 / (86) 9933-3868

e-mail: joseluiztorres@hotmail.com

 

13h - Atomic Bomb Watcher (CE)

Formado em 2003, atua sempre como um trio. A inspiração inicial das músicas foi o grunge e o rock alternativo, com influências de Pearl Jam, Sound Garden, Radiohead e Pink Floyd. A banda gravou três CDs demonstrativos em Fortaleza.

Contato: (85) 3081-6084 / (85) 9114-6161

e-mail: leontelles@hotmail.com

 

17h - Marcos Maia Trio (CE)

Músico instrumentista, compositor e arranjador, licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará, onde, desde 1988, é professor. O grupo é formado por Marcos Maia no violão, e seus alunos Herlon Robson no acordeom e Fábio Amaral no baixo acústico. A apresentação do trio representa uma parceria do evento com a UECE.

Contato: (85) 8887-0177 / 3262-3240

e-mail: marcosmaia@uece.br

 

18h - Músicas Intermináveis para Viagem (RS)

Um rock instrumental que vai do lounge à distorção, experimentando diferentes sonoridades e ritmos (do jazz ao eletrônico).  A banda estreou em 2004, e lançou o primeiro CD em 2006. Participa de festivais, fez turnê na Europa em 2008, tem músicas rodando em rádios e em trilhas para TV e cinema.

Contato: (51) 3239-9591 / (51) 9298-9591

e-mail: lauraleiner@hotmail.com / musicasinterminaveis@yahoo.com.br

 

19h - Gunjah Reggae Band (PB)

Formada em 2002, a banda GunJah mergulha o reggae-raiz no azeite do reggae contemporâneo e adiciona uma pitadinha de sotaque nordestino. O CD da banda tem arranjos bem feitos e faixas gravadas com zelo.  Um disco a ser ouvido com atenção.

Contato: (83) 3252-1164 / (83) 8808-7360

e-mail: contato@gunjah.com.br / jrts.reinaldo@hotmail.com

 

21/08 – sexta-feira

 

12h - Tutu com Ovo (ES)

A banda Tutu com Ovo é a representante do Hard Core capixaba na edição de 2009 na Feira de Música, em Fortaleza. Com nove anos de estrada, tem evoluído seu Hard Core, produzindo um som autêntico com guitarras agressivas e um vocal explosivo. Hoje, a TCO lança para o Brasil, através da Feira da Música 2009, seu primeiro álbum, "Unidos por Hard Core".

Contato: (27) 3322-5538 / (27) 8138-9230

e-mail: wagnertrarbach@hotmail.com

 

13h - Grupo de Flautas da UFC (CE)

A base da formação instrumental do grupo é a família das flautas doces, sendo reforçada por duas flautas transversas, dois violões e duas percussões. Tem enfocado ultimamente a música brasileira, em especial, as composições de Tom Jobim e Chico Buarque. Contato: (85) 9909-5999

 

17h - URO (CE)

URO é Uirá dos Reis (poeta e compositor), e existe desde 2000. Com várias apresentações no currículo, sempre misturando linguagens, URO alia sua poesia à música eletrônica e vocalizações e prefere apresentar-se em lugares escuros. Às vezes se utiliza de projeções. Tem alguns discos lançados de modo independente.

Contato: (85) 3276-5369

e-mail: srhiena@hotmail.com

 

18h - Batuque Elétrico (PI)

Formada em 2001, resgata e inova sonoridades, baseada principalmente na força do funk e do samba-rock, fusionados com a bossa nova, o maracatu, o soul, o baião e o reggae. Entoadas pela ginga das batucadas percussivas e letras-poesias marcantes, as músicas do Batuque Elétrico dançam e convidam a dançar.

Contato: (86) 3213-2918 / (86) 8852-1813

e-mail: ricardototte@hotmail.com

 

19h - Fred Martins (RJ)

Fred Martins é apontado pela crítica especializada com um dos mais representativos artistas de sua geração. Vencedor do último Prêmio Visa – Compositores por unanimidade de júri e voto popular, Fred tem quatro CDs lançados e várias de suas canções gravadas por grandes nomes de nossa música como Ney Matogrosso, Maria Rita e Zélia Duncan, entre outros.

Contato: (85) 3267-8061 / (85) 9117-2716/ 9961-6069

e-mail: lyanagarcia@fortalnet.com.br

 

22/08 – sábado

 

16h - Validuaté (PI)

Seu segundo trabalho, o disco Alegria Girar (selo Bumba Records) é recheado de boas referências da cultura nacional e grandes participações como Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), o cantor e ator Zéu Britto e o grande ator/dublador Isaac Bardavid. Um trabalho leve e consistente, cheio de inventividade e pujança.

Contato: (86) 9411.1262

e-mail: zecomz2@yahoo.com.br

 

17h - Arsenal da Rima (CE)

O grupo cearense e vem conquistando seu espaço na cena nacional, desenvolvendo um trabalho autoral e independente que traz aos palcos uma espetacular performance com batidas eletrônicas e violão. Suas produções resgatam a essência poética da música popular brasileira unindo sempre a satisfação sonora ao impacto visual.

Contato: (85) 3265-1630 / (85) 8748-6952

e-mail: feliperima_@hotmail.com

 

18h - Tricor (RN)

Focado em um duo de vozes e guitarras distorcidas, a banda de pop rock é comandada por duas mulheres nos vocais. Conquistou um espaço considerável no cenário musical potiguar, assim como um público cativo. Após o lançamento do seu primeiro CD em 2008, o público da banda marca ainda mais presença em seus shows, para ouvir e cantar junto as suas canções.

Contato: (84) 3217-9495 / (84) 8851-1040

e-mail: ferada@hotmail.com

 

19h - Opanijé (BA)

O grupo de RAP OPANIJÉ – Organização Popular Africana Negros Invertendo o Jogo Excludente surgiu no final de 2005, com a proposta de fazer um estilo próprio de RAP com letras autorais que exaltam a cultura negra e a ancestralidade africana. O grupo une o que existe de mais tradicional na cultura afro-baiana com o que há de mais moderno na tendência musical contemporânea, como samplers e efeitos/batidas eletrônicas.

Contato: (71) 3331-4351 / (71) 9136-8224

e-mail: contato@cadamacaco.com.br / sora@cadamacaco.com.br