segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Seminário Grupo de Estudos Educativos em Rede



Seminário

Casa das Rosas promove encontro de
educativos de museus e centros culturais


O evento destina-se a educadores e arte-educadores de
museus e centros culturais, professores e educadores em geral.
 
Nesta quinta-feira, 12 de novembro, das 10h às 21h, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura promove o seminário Grupo de Estudos Educativos em Rede. O seminário foi organizado em parceria entre educadores e arte-educadores de instituições – museus, memoriais e centros culturais – associados ao Grupo de Estudos Educativos em Rede. A coordenação é de Ana Amália e Karen Kipnis.

O objetivo do seminário é aproximar os profissionais do grupo que desenvolve trabalhos educativos e os professores de educação e de arte-educação, além de pesquisadores e educadores em geral. Com isso, aprofundar reflexões e apresentar projetos realizados por educativos de museus e centros culturais de São Paulo.

Foram convidados, para este primeiro Seminário, pesquisadores de diversas áreas para mesas temáticas. A exposição de trabalhos ficou definida por sorteio; cada instituição pode enviar um projeto significativo. O seminário pretende apresentar e discutir as ações educativas realizadas em museus e centros culturais, assim como temas relacionados à educação, arte-educação, política, ideologia, inclusão e acessibilidade.

O evento destina-se a educadores e arte-educadores de museus e centros culturais, professores e educadores em geral. As inscrições para as 60 vagas disponíveis devem ser feitas pelo endereço eletrônico: seminario.cr@poiesis.org.br.

PROGRAMAÇÃO

10h
ABERTURA
Apresentação do evento e breve relato sobre a história do "Educativos em Rede".
Com Sueli Yamauchi, Ana Amália e Karen Kipnis.

10h30
MESA TEMÁTICA

"Política e ideologia"
Com Rejane Coutinho, Neide Luzia de Rezende e Celso Favaretto.

12h30
INTERVALO PARA ALMOÇO

14h
APRESENTAÇÃO
de quatro Projetos Educativos significativos de museus e outras instituições pertencentes ao grupo.

16h
COFFEE BREAK

16h30
APRESENTAÇÃO
de quatro Projetos Educativos significativos de museus e outras instituições pertencentes ao grupo.

18h30
MESA TEMÁTICA
"Experiências significativas e referenciais em Educativos"
Com Magaly Cabral, Sylvio Coutinho e Margarete de Oliveira.

20h
APRESENTAÇÃO MUSICAL
com o conjunto Choro na Brasa.

Biografias dos participantes

Ana Amália
é artista plástica e arte-educadora, formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Também estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em Nova York.

Celso Favaretto é mestre e doutor em Filosofia, concentração em Estética, pela Universidade de São Paulo. Desde 1985, é professor na Faculdade de Educação da USP, no curso de Licenciatura em Filosofia e no Programa de Pós-Graduação, sendo também professor-orientador na área de Estética do programa de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade.

Karen Kipnis é formada em Letras pela FFLCH da Universidade de São Paulo. Idealizadora do Projeto Escrevivendo com interface para blogagem, ministra e coordena oficinas de leitura e escrita na Casa das Rosas e em outros importantes centros culturais de São Paulo, desde 2006.

Magaly Cabral é pedagoga, museóloga e mestre em Educação. É diretora do Museu da República, ex-coordenadora para a América Latina e Caribe do Comitê Internacional para Educação e Ação Cultural do Comitê Internacional de Museus (CECA/ICOM) e ex-coordenadora do CECA-Brasil/ICOM.

Margarete de Oliveira é assistente de coordenação e docente do Programa Educativo para Públicos Especiais da Pinacoteca do Estado de São Paulo, graduada e licenciada em Letras pela USP, e pós-graduada em "Práxis Artísticas e Terapêuticas: Interface da Arte e da Saúde" pela Faculdade de Terapia Ocupacional da FMUSP.

Neide Luzia de Rezende é professora de Metodologia de Ensino da FE/USP. Tem mestrado em Letras e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

Rejane Galvão Coutinho é professora-doutora do Instituto de Artes da Unesp, onde atua na graduação e pós-graduação.

Sylvio Coutinho é arte-educador da DTCEA - MAC USP, coordenador dos programas "Lazer com Arte para a Terceira Idade" e "Poéticas Visuais em Interação".

Sobre o grupo de estudos "Educativos em Rede"

Grupo frequentado por educadores pertencentes a instituições como museus e centros culturais de São Paulo. As questões abordadas pelo grupo nas reuniões permeiam a mediação entre as instituições e o público em geral, assim como entre as instituições e os professores e seus alunos.

Serviço

Seminário Grupo de Estudos Educativos em Rede

Dia 12 de novembro, das 10h às 21h.
60 vagas.
Inscrições no seminário: seminario.cr@poiesis.org.br

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37
Tel.: (11) 3285.6986
www.casadasrosas-sp.org.br - www.poiesis.org.br
Convênio com o estacionamento Patropi: Al. Santos, 74

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454