quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crendices...Quem disse?



A Cia. De Danças de Diadema é pioneira em adotar a arte-educação como ferramenta de inclusão social

O espetáculo de dança “Crendices...Quem disse?”, dirigido por Ana Bottosso, aborda as crendices populares que habitam o dia–a–dia do povo brasileiro e têm como base temática a pesquisa gestual e de movimentação que envolvem elementos das danças populares brasileiras, transformadas por meio da visão contemporânea.
Desde sua idéia de concepção inicial, em junho de 2006, a pesquisa desenvolveu-se alimentada pela arte literária de Ariano Suassuna, um intrigante romancista, dramaturgo, poeta e filósofo brasileiro. Extraídas de alguns trechos do seu romance “A Pedra do Reino” foram destacadas passagens em que a crença em fenômenos do cotidiano, é elemento determinante do destino de um povo.
Crenças populares, advindas do passado de cada um de nós e dos textos do autor, foram fontes de inspiração para este trabalho coreográfico, unindo “causos”, tragédias, alegrias e curiosidades. Assim, em um contexto final, aborda-se a diversidade cultural do brasileiro manifestada por meio de suas crendices.

Sobre a Companhia de Danças de Diadema



Em 1994, um grupo de bailarinos, a convite da Prefeitura do Município de Diadema, selecionou bailarinos que pudessem compor uma companhia de danças e, ao mesmo tempo, atuar como professores e educadores nos centros culturais da cidade. E foi assim, que em 1995, nasceu a Companhia de Danças de Diadema e o Programa de Difusão e Formação em Dança.

Idealizado por Ivonice Satie, essa companhia tem como objetivo formar bailarinos profissionais, permitir o contato com a arte, privilegiar o conhecimento e o movimento do corpo como forma de expressão e, acima de tudo, inclusão cultural.

Pioneira no país na arte-educação, a Companhia de Danças de Diadema já permitiu, em suas oficinas, o acesso à dança a mais de dez mil pessoas, entre adultos, jovens e crianças.

Além dos espetáculos e apresentações, o trabalho social é uma missão e uma satisfação pessoal para cada integrante. Com seu programa social, atende uma média de 850 pessoas por ano nas oficinas, entre crianças, adolescentes, adultos, Melhor Idade e portadores de necessidades especiais, realizando um trabalho de oficinas permanentes nos 10 centros culturais da cidade.

A Companhia de Danças de Diadema também desenvolve trabalhos com portadores de deficiências físicas e de inclusão das minorias, como o Projeto Mão na Roda, coordenado por Luis Ferron.


Ficha Técnica
Direção: Ana Bottosso
Concepção coreográfica: Ana Bottosso e elenco
Roteiro: Ana Bottosso e Ton Carbones
Maître: Valéria Mattos
Assistente de Coreografia: Eloy Rodrigues
Ensaiadora: Manuela Fadul
Professores de Dança Contemporânea: Ana Bottosso, Eloy Rodrigues, Francisco Junior, Ton Carbones
Condicionamento Físico: Carolini Piovani
Técnica de Pilates: Wilson Helvecio
Danças Brasileiras e Cultura Popular: Enoque Santos
Direção e produção musical - Luciano Sallun
Interprete ao vivo: Pedra Branca
Músicos:
  • Luciano Sallun - sitar, theremin, jawharp, flautas de pvc, caxixi,
    efeitos, beats eletrônicos
  • Aquiles Ghirelli - didgeridoo, pandeiro, vozes, tambor onça, efeitos
  • Daniel Puerto Rico - djembe, derbak, congas, pandeiro, tambor do divino, pandeirão, efeitos.
Web designer: Marcio Edison (MExCorp)
Produção: Ton Carbones
Assistente de produção: Renato Alves
Assessoria de Comunicação: Renata Boniol
Elenco: Carolini Piovani, Eloy Rodrigues, Francisco Junior, José Manuel, Ivan Bernardelli, Juliana Lim, Léo Oliveira, Manuela Fadul, Thaís Lima, Ton Carbones.


Espetáculo de dança: CRENDICES...QUEM DISSE?
Local: Caixa Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Grande Salão
Datas: 05 a 08 de novembro de 2009
Horários: Quinta e sexta-feira, às 19:30h
       Sábado e domingo, às 18:30h
Entrada: franca 
Recomendação etária: maiores de 16 anos
Duração: 60 minutos
Informações - Tel: (11) 3321-4400
Realização: Companhia de Danças de Diadema
Patrocínio:
Caixa Econômica Federal


Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454