segunda-feira, 21 de setembro de 2009

33ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

 
Confira convidados e filmes já definidos para a 33ª edição do festival 
 

De 23 de outubro a 05 de novembro, a capital paulista abrigará a trigésima terceira edição da Mostra Internacional de Cinema.

 

A arte do pôster do festival tem a assinatura de Otávio e Gustavo Pandolfo, dupla de grafiteiros conhecida internacionalmente como Os Gêmeos. Expoentes da street art, os irmãos ficaram famosos ao pintarem espaços públicos e serem convidados a mostrarem sua arte no museu Tate Modern de Londres. O grafite e as pichações são temas de filmes exibidos na Mostra esse ano, como o polêmico alemão ‘Art Inconsequence’ e o brasileiro ‘Pixo’.

Uma das convidadas especiais da Mostra será a diva do cinema francês Fanny Ardant, que apresentará seu primeiro filme como realizadora, ‘Cinzas e Sangue’ (Cendres et Sang). Dentro da programação de filmes, o público poderá rever alguns clássicos estrelados por Ardant, como ‘A Mulher do Lado’, ‘Crimes de Autor’, ‘De Repente, num Domingo’ e ‘O Jantar’.

 

O premiado diretor grego Theo Angelopoulos ganhará uma retrospectiva e está entre os convidados da Mostra esse ano. Seu filme mais recente, ‘The Dust Of Time’ (I Skoni Tou Hronou), com Willem Dafoe e Michel Picolli, será um dos destaques da programação.

Imagens delirantes foram recuperadas para a alegria de espectadores e cinéfilos, que poderão assistir à versão restaurada de ‘Inferno’, clássico de 1964 com Romy Schneider, dirigido por Henri-Georges Clouzot.

 

O cinema sueco terá uma mostra especial, com filmes que representam várias épocas desta cinematografia única. O público terá a oportunidade de conhecer o trabalho de Hasse Ekman, diretor contemporâneo de Ingmar Bergman, frequentemente citado em publicações sobre cinema em todo o mundo como um dos grandes de seu tempo. O diretor indicado ao Oscar® Jan Troell, (cujo filme ‘Il Capitano’ ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim/1991) também terá filmes dentro do programa.

A 33ª Mostra ainda contará com a revisão da obra do diretor e produtor italiano Gian Vittorio Baldi, que trabalhou com diretores como Pier Paolo Pasolini e Alain Resnais.

 

Dentre a seleção oficial da Mostra para 2009 estão o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes – ‘A Fita Branca’, de Michael Haneke e o ganhador do Prêmio Especial do Júri do Sundance Film Festival – ‘Humpday’, de Lynn Shelton. O vencedor do Camera D’Or 2009 do Festival de Cannes, ‘Sanson & Delilah’ e ‘London River’, vencedor do Urso de Prata de Melhor Ator (Sotigui Kowjaté) no Festival de Berlim, também estão entre os selecionados.

 

A abertura oficial da Mostra será realizada mais uma vez no Auditório Ibirapuera, e terá a exibição de ‘À Procura de Eric’ (Looking for Eric), de Ken Loach, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes. Outros diretores que terão filmes exibidos na programação deste ano são Wes Anderson, com sua primeira animação, ‘O Fantástico Sr. Raposo’ (Fantastic Mr. Fox), Mark Webb, com ‘500 Dias com Ela’ (500 Days of Summer) e Ang Lee, com ‘Aconteceu em Woodstock’ (Taking Woodstock). A produção de terror sobre zumbis ‘Colin’, do diretor Mark Price – sensação em Cannes por seu budget ter sido de apenas US$ 70, também tem exibição confirmada.

 

Em 2009 a Mostra teve um número recorde de inscrições para a Mostra Competitiva, com mais de 700 filmes. As salas exibidoras que compõem o circuito este ano são:

Unibanco Arteplex

Cine Bombril 

Cine Olido

Espaço Unibanco Pompéia

Espaço Unibanco Augusta

Cinema da Vila

CineSesc

FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado

Cinemateca – salas BNDS e Petrobrás

HSBC Belas Artes

CCSP Centro Cultural São Paulo

Reserva Cultural

Cine TAM Morumbi

MASP – Vão Livre

Cine Marabá

MIS – Museu da Imagem e do Som

Os filmes brasileiros com exibição confirmada para a 33ª Mostra de Cinema em São Paulo até o momento são:

PIXO, de João Wainer, Roberto T. Oliveira

A CASA DE SANDRO, de Gustavo Beck

À MARGEM DO LIXO, de Evaldo Mocarzel

BR3 (FICÇÃO), de Evaldo Mocarzel

BR3 (DOCUMENTÁRIO), de Evaldo Mocarzel

JANTAR EM FAMÍLIA, de João Villela

SOL NA NEBLINA, de Werner Schumann

INSOLAÇÃO, de Felipe Hirsch, Daniela Thomas

O SONHO BOLLYWOODIANO, de Beatriz Seigner

SEQUESTRO, de Wolney Atalla

UM DIA DE ONTEM, de Thiago Luciano, Beto Schultz

NATIMORTO, de Paulo Machline

UM HOMEM QUALQUER, de Caio Vecchio

OS INQUILINOS, de Sergio Bianchi

CABEÇA A PRÊMIO, de Marco Ricca

REIDY, A CONSTRUÇAO DA UTOPIA, de Ana Maria Magalhães

HOTEL ATLÂNTICO, de Suzana Amaral

O SOL DO MEIO DIA, de Eliane Caffé

SOLO, de Ugo Giorgetti

27 CENAS SOBRE JORGEN LETH, de Amir Labaki

O AMOR SEGUNDO B. SCHIANBERG, de Beto Brant

ALÔ, ALÔ, TEREZINHA!, de Nelson Hoineff

CARO FRANCIS, de Nelson Hoineff

VIAJO PORQUE PRECISO, VOLTO PORQUE TE AMO, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454