quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PUC-SP oferece curso de avaliação educacional

PUC-SP oferece curso de avaliação educacional

Conteúdo programático do curso enfatiza a visão dinâmica e antropológica de aprendizagem, a partir da elaboração pessoal e de significação de elementos sociais e culturalmente transmitidos

Desde os anos 80, o debate sobre as questões educacionais brasileiras vem ampliando a abrangência do campo da avaliação que deixou de se restringir apenas à avaliação de aprendizagem, passando, cada vez mais, a incorporar diferentes dimensões da Educação. Essa tendência foi reforçada recentemente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) e pela presença do Terceiro Setor em projetos educacionais.

A evolução tecnológica, as macro-avaliações – Prova Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior (Enade) e diferentes modalidades de avaliações governamentais – entre outros fatores, têm gerado aumento de resultados avaliativos para a tomada de decisões políticas, tornando a avaliação educacional uma área complexa e que exige constante atualização.

As instituições educativas têm compreendido a avaliação como uma ferramenta que possibilita avançar da simples regulação, dirigida essencialmente para a verificação da conformidade normativa, para o encaminhamento de tomada de decisão mais qualificada exigindo novas habilidades dos profissionais que realiza o trabalho avaliativo. Assim, o curso de "Avaliação Educacional: Foco na Avaliação da Aprendizagem" oferecido pela PUC-SP, por intermédio de sua Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão (COGEAE), responde à demanda social de formar e aperfeiçoar o trabalho de avaliadores educacionais.

O projeto tem a preocupação de situar o profissional como um problematizador e não um mero facilitador ou monitor de atividade de ensino, para que a educação seja encarada como um processo construtivo em constante evolução, aproximando educadores, alunos e comunidades interna e externa das instituições de ensino. Para isso, o conteúdo programático enfatiza a visão dinâmica e antropológica de aprendizagem, a partir da elaboração pessoal e de significação de elementos sociais e culturalmente transmitidos.

As atividades previstas estão organizadas em situações de aprendizagem que favorecem a comunicação, o diálogo e a avaliação, sempre com mediação pedagógica do educador formador.

Importante: a temática deste curso integra o programa do curso de Especialização (pós-graduação lato sensu) Formação de Especialista em Avaliação Educacional que em breve será oferecido pela COGEAE. Aqueles que forem aprovados neste curso de extensão e quiserem ingressar posteriormente na Especialização poderão convalidá-lo como módulo.

Dirigido a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que desejam atuar como avaliadores educacionais, o curso tem início em 29 de Agosto e aulas quinzenalmente aos sábados, das 8 às 17 horas no campus Monte Alegre, que fica na Rua Ministro Godói, 969 - Perdizes - São Paulo.

Mais informações e inscrições: (11) 3124-9600, www.pucsp.br/cogeae e infocogeae@pucsp.br

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454