quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO e RIO DE JANEIRO MOSTRAM O CINEMA ALÉM-MUROS

 

CAIXA CULTURAL SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO MOSTRAM O CINEMA ALÉM-MUROS

Filmes de Abbas Kiarostami e Amos Gitai trazem o retrato da cultura e a dura realidade do Oriente Médio

A mostra "O cinema além-muros" apresentará ao público, de 11 a 23 de agosto na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e de 25 de agosto a 06 de setembro na Caixa Cultural São Paulo, filmes de dois diretores vindos de países marcados por trajetórias de guerras e conflitos políticos. Abbas Kiarostami, iraniano, e Amos Gitai, israelense, utilizam o cinema como forma de compreender a complexa realidade que os cercam, abordando as tensões no Oriente Médio de maneira diversa, mas com muitos pontos em comum. As apresentações reúnem um total de 14 filmes de ficção e documentários de longa, média e curta metragens.

Os filmes de Amos Gitai que serão exibidos na mostra nunca foram distribuídos no Brasil. Eles possuem caráter claramente político e abordam diretamente o conflito árabe- israelense e sua inserção no cotidiano das pessoas comuns. Em Wadi (1981), por exemplo, Amos Gitai mostra judeus sobreviventes dos campos de concentração e árabes expulsos de sua terra de origem dividindo o mesmo território. A mostra exibirá também Wadi Grand Canyon (2001), em que Gitai volta às montanhosas paisagens do vale Wadi Rushmia, para revelar o que mudou na vida dos imigrantes que habitam "o coração do infinito conflito que é o Oriente Médio", nas palavras do diretor. Passados vinte anos desde a primeira vez em que Gitai voltou sua câmera para o vale, vem à tona uma triste realidade de destruição e abandono.

À exceção de "Onde fica a casa do meu amigo?" (1987), "Dez" (2002) e "Close-up" (1990), filmes de Abbas Kiarostami presentes na Mostra, os outros filmes do diretor também não foram distribuídos no Brasil.

Filmes de curta metragem do início de carreira como "O pão e o beco" (1970) e "O recreio" (1972) trazem o olhar sensível do diretor sobre o universo infantil. Outra obra de destaque é o média metragem "Traje de casamento" (1976), que se passa em um atelier de costura, onde uma mulher rica encomenda um terno de casamento e três jovens que vivem por ali se revezam para usar a roupa antes de ela ser entregue.

Ao contrário de Gitai, um cineasta claramente voltado para temas políticos, Kiarostami explora situações aparentemente banais e cotidianas, o que levou parte da critica a considerá-lo um cineasta apolítico. Irônico é que seus filmes sejam há doze anos censurados no Irã. Nos dias atuais, em que o país vive uma convulsão social em virtude da reeleição do presidente Mahmoud Ahmadinejad e que muitas insatisfações do povo iraniano vêm à tona, assistir aos filmes de Kiarostami é uma oportunidade para conhecer melhor uma cultura tão distante, mas também tão próxima. Como o próprio Kiarostami afirmou recentemente em jornais, "o que temos dentro de nós – dor e tristeza – é universal".

Para discutir sobre os filmes e sobre as questões políticas, extremamente atuais, que eles suscitam, a mostra realizará no Rio de Janeiro um debate com a presença de Ivonete Pinto, jornalista, pesquisadora e crítica de cinema. Ivonete é autora do livro "Descobrindo o Irã", que apresenta um painel sobre o país de Abbas Kiarostami, e defendeu tese de doutorado na Universidade de São Paulo sobre a obra do diretor. Com Ivonete, estará na mesa Paulo Blank, psicanalista, Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e membro da Sociedade dos Amigos Brasileiros do Paz Agora (Israel). O debate acontece no dia 20 de agosto, às 19 horas.

 

Sobre Abbas Kiarostami

Escritor, fotógrafo e cineasta, Abbas Kiarostami nasceu em 1940 no Teerã. Filho de um caiador de paredes, Kiarostami diz não lembrar de nenhum sinal de vida artística em sua família, embora desde criança ele já se envolvesse em atividades como a pintura.

Durante os anos 1960, Kiarostami se dedicou à publicidade. Entre 1962 e 1966 ele realizou mais de cento e cinquenta comerciais para a televisão iraniana. Em 1969, Kiarostami ingressou no Instituto Para o Desenvolvimento Intelectual de Crianças e Adolescentes do Teerã – Kanoon, onde ajudou a organizar um departamento de cinema. Dentro do Instituto, Kiarostami realizou diversos curtas e longas-metragens, que tinham principalmente um papel educativo. Durante os anos 1970 e 1980, dirigiu mais de dezoito filmes, mas foi somente no final desta década que passou a ser reconhecido internacionalmente, com o filme 'Onde está a casa do meu amigo?' (1987), em exibição na Mostra.

Desde então, Kiarostami passou a ser presença constante em grandes festivais. Em 1997, recebeu a Palma de Ouro em Cannes pelo filme Gosto de Cereja. Com mais de trinta filmes realizados, Kiarostami é um dos cineastas mais aclamados da atualidade.

 

Sobre Amos Gitai

Amos Gitai estudava arquitetura, seguindo os passos de seu pai, quando em 1973 a guerra de Yom Kippur interrompeu seus estudos. Gitai embarcou para a guerra munido de sua câmera Super-8mm e, dentro de um helicóptero, realizou planos do campo de batalha, experiência que despertou seu interesse pelo cinema.

Nascido em 1950, na cidade de Haifa, Gitai começou sua carreira dirigindo documentários de cunho político. O filme Campo de batalha (1983), rodado durante a Guerra do Líbano, foi censurado em 1983, levando Gitai a deixar Israel e ir para a França, onde permaneceu por dez anos. Neste período, ele dirige filmes de ficção, entre eles 'Berlin-Jerusalém' (1989), que recebeu o prêmio da crítica no Festival de Veneza.

Em 1986, Gitai se tornou PHD em arquitetura pela Universidade de Berkeley. Na década de 1990, retorna à cidade natal de Haifa, mas continua a co-produzir com a França.

Tendo realizado mais de quarenta filmes, Gitai foi nomeado diversas vezes à Palma de Ouro no festival de Cannes. Recentemente, em 2009, abriu o tradicional Festival de Teatro de Avignon, no sul da França, com a peça A guerra dos filhos da luz contra os filhos das trevas, levando ao palco a atriz francesa Jeanne Moreau, aos 81 anos.

 

PROGRAMAÇÃO EM SÃO PAULO

25/08 - terça-feira – 17h: Arena da Morte

                             19h: O Pão e o Beco & Experiência

26/08 - quarta-feira – 17h: Close-Up

                               19h: A Casa

27/08 - quinta-feira - 17h: Wadi 1981/1991

                              19h: Dez

28/08 - sexta-feira - 17h: Onde Fica a Casa do Meu Amigo?

                             19h: Wadi grand Canyon

29/08 – sábado - 17h: Uma Casa em Jerusalém

                         19h: Close-Up

30/08 – domingo -  17h: O Recreio & O Viajante

                             19h: Diário de Campanha

01/09 - terça-feira - 17h: Wadi Grand Canyon

                             19h: O Pão e o Beco & Experiência

02/09 - quarta-feira - 17h: Dez

                               19h: Wadi 1981/1991

03/09 - quinta-feira - 15h: Arena da Morte

                               17h: Close-Up

                             19h: Debate com Ivonete Pinto e Pedro Dória, mediadora Thais Blank

04/09 - sexta-feira  - 17h: O Pão e o Beco & Experiência

                               19h:  Uma Casa em Jerusalém

05/09 – sábado - 17h: A Casa

                         19h: O Recreio e O Viajante

06/09 – domingo - 17h: Diário de Campanha

                             19h: Onde Fica a Casa do Meu Amigo?

 

Serviço:

Mostra "O cinema além-muros"

Dias: 25 de agosto a 06 de setembro de 2009

Onde: CAIXA Cultural São Paulo – Auditório, 6º Andar – Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo (SP)

Quanto: Ingressos a preços populares - R$ 4,00 (inteira) e R$ 2,00 (meia). Toda a renda da bilheteria será destinada ao Programa Fome Zero.

Recomendação de faixa etária: não recomendado para menores de 16 anos (contém cenas inadequadas de violência e de guerra)

Informações nos telefones: (011) 3321-4400 ou 3103-5723

Realização: CAIXA Cultural São Paulo

Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Acesso e sanitário para pessoas com necessidades especiais

 

Caixa Econômica Federal Assessoria de Imprensa Cultural - Regional Paulista

www.caixacultural.com.br

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454