sexta-feira, 31 de julho de 2009

Filme peruano abre competição do 19º Cine Ceará


 
Na noite dessa quarta-feira, 29, teve início a competição ibero-americana de longas-metragens do Cine Ceará, com exibição do longa O Prêmio, ficção peruana dirigida por Alberto Durant, e que tem o brasileiro Cacá Diegues como produtor associado.
 
Ana Caridad, a roteirista, foi a representante do longa que acompanha a saga de Antonio, professor de um pequeno povoado dos Andes peruanos, que ganha na loteria. Em viagem à capital para sacar o prêmio, Antonio visita o filho, a quem não vê há dez anos. O que Antonio não imagina é como esse prêmio pode afetar a própria vida e a de toda sua família.
 
A mostra brasileira de curtas-metragens, que abriu a competição da noite, antecedendo o longa, mostrou os curtas Leituras Cariocas, documentário de Consuelo Lins (RJ) e as ficções cearenses Selos, representado por sua diretora Gracielly Dias (CE) e A Mulher Biônica, de Armando Praça, que também esteve presente à sessão.
 
Na platéia, Manoel Rangel, Diretor-Presidente da ANCINE, representando o Ministro da Cultura, Juca Ferreira. Firmino Holanda, diretor do curta Capistrano no Quilo, que teve exibição hors-concours na mesma noite, e o homenageado da noite, Luis Antonio Girão, empresário cearense e grande incentivador da arte cinematográfica no Ceará. Girão é fundador da ONG Estação da Luz, referência em projetos sociais na área de educação, esporte, cultura e lazer, e produtor do longa-metragem Bezerra de Menezes, que conquistou 505 mil espectadores. O homenageado recebeu o troféu Eusélio de Oliveira das mãos do Diretor Geral do Cine Ceará, Wolney Oliveira.
 
Na data hoje, 30/7, às 12h, no Hotel Seara, sede do Festival, Manoel Rangel profere uma palestra sobre Fundo Setorial do Audiovisual.
 
Dois júris escolherão os vencedores do troféu Mucuripe e premiações em dinheiro para os melhores filmes da competição. Para a categoria curta-metragem brasileiro, o júri é formado por Esdras Rubim, José Eduardo Azevedo Olivares, Lis Kogan, Nirton Venâncio e Silvio Toledo. Na categoria longa-metragem Ibero-americano, Beatriz Bermúdez Rothe (Venezuela), Gianfranco Annichini (Itália), Settimio Pressuto (Itália/Argentina), Steve Solot (EUA) e Wilson Cunha (Brasil).
 
O certame cearense segue hoje com vasta programação. Na Mostra Terceira Idade a atração é Chega de Saudade, de Laís Bodanzky. Seguem ainda: Mostra Olhar do Ceará, Encontro Cearense de Cineclubes, Mostra Che - Olhares no Tempo e Mostra Ibero-Americana Cinema de Animação. 
 
Na mostra competitiva a noite de hoje vai reunir no Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro os curtas-metragens: Silêncio e Sombras, de Murilo Hauses, Passos no Silêncio, de Guto Parente e o longa-metragem Os Deuses Quebrados, do cubano Ernesto Daranas. 
 
O 19º Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema é uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa Amarela Eusélio Oliveira e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. O Festival tem o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia Energética do Ceará (Coelce), Oi Cultural e Petrobrás, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e do Sistema Estadual de Cultura do Ceará (SIEC). Essa edição do Cine Ceará conta ainda com o apoio cultural da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Sesc-Ceará e do Sebrae/Ceará.
 
 
(Encaminhado por Nair Lúcia de Britto - Jornalista)


Compartilhe os momentos mais importantes da sua vida com quem você quiser.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454