sexta-feira, 10 de julho de 2009

EXPOSIÇÃO "FOTOJORNALISMO" DE TUCA VIEIRA NO INSTITUTO CARREFOUR

 

INSTITUTO CARREFOUR APRESENTA A EXPOSIÇÃO

"FOTOJORNALISMO" DE TUCA VIEIRA

 

Uma das mais famosas imagens do fotógrafo, publicada em todo mundo, fará parte da mostra, que ficará em cartaz de 29 de junho a 13 de agosto à disposição do público paulistano

 

O Instituto Carrefour abre mais uma vez suas portas aos amantes da fotografia para a exposição "Fotojornalismo" de Tuca Vieira, que será realizada de 29 de junho a 13 de agosto. Ao todo são 15 imagens, produzidas ao longo dos sete anos da carreira de Tuca Vieira como fotojornalista da Folha de S. Paulo, que relembram fatos importantes para a sociedade, sendo publicadas ou não. Mas afinal, só porque foi publicada num jornal ou revista uma imagem torna-se necessariamente fotojornalismo? Não. E as fotos de Tuca Vieira mostram o que é de fato o fotojornalismo: a notícia conhecida pela imagem.  

 

A abertura da exposição contará com a participação especial do crítico de fotografia Eder Chiodetto, que expôs seu trabalho no Instituto em 2007. Tuca e Éder farão um bate-papo a partir da exibição de reportagens e imagens de fotógrafos como Cartier-Bresson, Koudelka, Salgado, Alvarez Bravo, Mascaro e Gaudério.

 

 

A Exposição:

A imagem feita por Tuca Vieira para ilustrar uma reportagem sobre a cidade de São Paulo, em um caderno de 450 páginas, é exemplo de como uma foto pode ultrapassar as fronteiras do jornal. A foto hoje é publicada em todo o mundo, em exposições sobre urbanismo, capas de livros e artigos acadêmicos. A imagem esteve em exposição na Tate Modern, em Londres, na Bienal de Arquitetura de Veneza e também faz parte da coleção Pirelli-MASP.

 

O Fotógrafo:

Desenvolvendo temas relativos à cidade e à paisagem urbana, Tuca Vieira começou a fotografar profissionalmente em 1991 e, entre 2002 e 2009, integrou a equipe de fotojornalistas do jornal Folha de São Paulo. Participou de exposições no Brasil e no exterior e suas obras fazem parte de acervos como MASP (Coleção Pirelli), MAC e Instituto Itaú Cultural. Hoje, coleciona prêmios como o Prêmio Folha de Jornalismo e o Concurso de apoio à produção de artes visuais, fotografia e novas mídias, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Os trabalhos do artista já estiveram em exposição na Tate Modern, em Londres e na Bienal de Arquitetura de Veneza.

 

 

 

Serviço

 

Exposição de Fotojornalismo: de 29 de junho a 13 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Abertura: Bate-papo com Eder Chiodetto e Tuca Vieira: dia 29 de junho, às 20 horas

Entrada Gratuita

 

Local:

Instituto Carrefour

Endereço: Rua Paul Valery, 255 (2ª portaria) - Granja Julieta

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454