sexta-feira, 15 de maio de 2009

São Carlos sedia colóquio internacional de análise do discurso



Evento será realizado na UFSCar. Inscrições para interessados em apresentar trabalhos no evento terminam no dia 1� de maio

A Ordem do Olhar: discurso, semiologia e história. Este é o tema do II Colóquio Internacional de Análise do Discurso, que será realizado em São Carlos entre os dias 16 e 18 de setembro deste ano. O evento será sediado na UFSCar e conta com a organização de docentes e pesquisadores do Departamento de Letras (DL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da UFSCar e de docentes de outras instituições do País. As inscrições para apresentação de trabalhos durante o evento podem ser feitas até o dia 1� de maio, pela Internet.
A Análise do Discurso (AD) é uma prática e um campo da Linguística e da Comunicação especializado em analisar construções ideológicas presentes em um texto. Em seus primórdios, a AD tinha como objetivo desvendar a ideologia do discurso político partidário e doutrinário, analisando a linguagem verbal escrita na época. Entretanto, esses métodos da AD sofreram transformações consideráveis e, atualmente, os textos com os quais os analistas de discurso trabalham não são mais formulados exclusivamente com a linguagem verbal. Esses materiais agora conjugam língua e imagens de diversas naturezas, aspectos e dimensões como, por exemplo, a televisão e a Internet. A partir disso, uma discussão é levantada na área da AD, apontando a possibilidade da Análise do Discurso voltar-se para a semiótica e a semiologia, que estudam as imagens, a fim de encontrar contribuições para seus trabalhos ou estender sua própria teoria e métodos na interpretação dos objetos multimodais.
A partir disso, esta segunda edição do Colóquio configura-se como uma oportunidade interessante para troca de experiências, apresentação de trabalhos e sessões de discussão em que poderão ser debatidos os novos caminhos da Análise do Discurso frente à diversificação da linguagem do seu material de trabalho.
Além de promover o encontro entre pesquisadores, professores e alunos que se dedicam à AD, o evento pretende divulgar os grupos de pesquisa na área e discutir conceitos e temas na perspectiva do desenvolvimento de seus estudos. A programação do evento prevê a realização de conferências, apresentação de grupos de pesquisa e mesas-redondas que serão conduzidos por docentes e pesquisadores de instituições brasileiras e internacionais.
O Colóquio é aberto à participação de estudantes de graduação e pós-graduação, professores do Ensino Superior e pesquisadores autônomos envolvidos com a área da Análise do Discurso. Para apresentação de trabalhos durante o evento, os interessados devem inscrever-se até o dia 1� de junho na página eletrônica do evento, em www.www.ppgl.ufscar.br/ciad. Após esta data, serão aceitas apenas inscrições para a participação no evento, sem apresentação de trabalhos. As taxas de inscrição também podem ser consultadas no site do Colóquio. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail ciad@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8360.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454