sexta-feira, 3 de abril de 2009

Preservação do Patrimônio Cultural - Ética e Responsabilidade Social

Com palestras, oficinas, exposição, feira de equipamentos e materiais, ciclo de cinema e roteiros de viagem, o XIII Congresso da Abracor - Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais é mais do que uma oportunidade para debates sobre a atividade e seus profissionais. A programação, de 13 a 17 de abril, convida a comunidade para uma reflexão sobre a importância da preservação de bens artísticos e culturais.
Sob o tema Preservação do Patrimônio Cultural - Ética e Responsabilidade Social, o congresso se realiza em Porto Alegre com a participação de especialistas de países como Brasil, França,  Espanha e Alemanha.

O evento se realiza com o apoio da  Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (Acor-RS). O Centro Histórico da Ufrgs, que está recuperando seus prédios históricos com a colaboração da comunidade e das empresas, entra nessa parceria e acolhe o evento, abrindo as portas para sediar o encontro de profissionais engajados na preservação.

Segurança de museus e acervos culturais, políticas de conservação, formação profissional, arquitetura, conservação e restauração na arqueologia subaquática e terrestre, pintura de cavalete, escultura policromada e documentos são algumas das mesas programadas. Além destes temas, a regulamentação da profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados no Brasil é uma das questões a serem discutidas durante o evento.

Com o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo/Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, vem a Porto Alegre para uma oficina prevista para o dia 13, pela manhã, Charo Fernandez García, do GEIIC - Grupo Español del International Institute for Conservation. Entre os palestrantes internacionais estão Serge Leroux, engenheiro que atualmente dirige o escritório técnico da Direção dos Museus da França, departamento de Arquitetura, Museografia e Equipamentos, e o cientista Stefan Simon, do Laboratório de Investigação Rathgen, em Berlim.

A programação completa pode ser conferida no site da Abracor www.
abracor.com.br

Cinema
Ainda no campus central da Ufrgs, a Sala Redenção prepara o ciclo A Memória no Cinema, com entrada franca. Destaque para Corazón de Fuego, de Diego Arsuaga, Splendor, de Ettore Scola, O Fio da Memória, de Eduardo Coutinho, Per Firenze, de Franco Zeffirelli, F For Fake, de Orson Wells, Fahrenheit 451, de Francois Truffaut, e Arquitetura da Destruição, de Peter Cohen.

De 13 a 17 de abril de 2009 - Porto Alegre - RS
Campus central da Ufrgs, Salão de Atos (Rua Paulo Gama, 110)
Mais informações: Specialità Eventos
Fone (51) 3231 0311 ou www.abracor.com.br

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454