sábado, 25 de abril de 2009

À Deriva

 


Filme "À Deriva", de Heitor Dhalia, é selecionado

para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2009

Longa-metragem é uma coprodução

da O2 Filmes e Focus Features International

 

 

 

 

À DERIVA, terceiro longa-metragem do diretor Heitor Dhalia ("Nina", "O Cheiro do Ralo"), foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar (Un Certain Regard) do 62° Festival de Cannes, que acontece de 13 a 24 de maio na França. O anúncio dos selecionados foi feito na manhã desta quinta em Paris.

 

O filme é uma coprodução internacional entre a O2 Filmes e a Focus Features International, com distribuição da Universal Pictures, no Brasil distribuída pela Paramount Pictures Brasil. O filme tem como protagonistas o astro francês Vincent Cassel (de "Senhores do Crime" e "Irreversível"), que fala português em todo o filme; Debora Bloch e a estreante Laura Neiva, e tem participações especiais de Camilla Belle (de "10.000 A.C.") e Cauã Reymond.

 

"Ter um filme selecionado em Cannes é ver um sonho se realizando. Há dois anos, estive lá justamente para anunciar o projeto de 'À Deriva'. Quem é cinéfilo sabe o que essa notícia significa", afirma Heitor Dhalia.

 

"Esse lindo filme é o primeiro projeto saído da parceria entre a O2 Filmes e a Focus Features, e até agora já deve ter feito derramar uns cinco litros de lágrimas pela sua sensibilidade, mesmo tendo sido mostrado para tão pouca gente. As mulheres, especialmente, não conseguem resistir.  Aqui vamos nós mais uma vez para Cannes, que apesar de parecer uma fábrica de malucos, é sempre ótima plataforma para lançar um filme. Tudo é sensível em 'À Deriva', mas a Debora Bloch está acachapante", declara Fernando Meirelles, diretor de "Cidade de Deus" e sócio da O2 Filmes, produtora do longa.

 

À Deriva conta a história de Filipa (Laura Neiva), uma adolescente de 14 anos em férias de verão com a família em uma praia, que faz o rito de passagem para a idade adulta em meio às descobertas do amor com a turma de amigos e a separação iminente dos pais, o escritor Mathias (Cassel) e a professora Clarice (Debora Bloch).

 

No ano passado, o Brasil esteve representado na mesma seção do Festival de Cannes com o filme "A Festa da Menina Morta", de Matheus Nachtergaele.

 

HEITOR DHALIA

Heitor Dhalia dirige em 1999 o seu primeiro curta-metragem, Conceição. Com seu primeiro longa, Nina (2004), ganha uma menção especial da crítica russa no Festival de Moscou e o prêmio de fotografia no Festival de Cinema Latino-Americano de Lima.

Em 2006, dirige O Cheiro do Ralo, filme independente que custou apenas R$ 315 mil, uma comédia de humor negro estrelada por Selton Mello e baseada no livro homônimo de Lourenço Mutarelli. Sucesso de público e crítica, o filme participou da seleção oficial do Festival de Sundance; ganhou o prêmio especial do júri, prêmio da crítica e melhor ator no Festival do Rio; e o Troféu Bandeira Paulista do júri internacional na 30ª Mostra Internacional de São Paulo. À Deriva é seu terceiro longa-metragem.

 

O2 FILMES

À Deriva tem produção da O2 Filmes, a maior e mais premiada produtora do Brasil. A O2 produziu o longa Cidade de Deus, dirigido por Fernando Meirelles, que foi indicado para quatro Oscars em 2004, nas categorias melhor diretor, roteiro adaptado, montagem e fotografia. O filme foi visto por mais de 3,3 milhões de pessoas no Brasil, foi lançado mundialmente e recebeu mais de 30 prêmios, entre os quais o BAFTA (British Academy of Film and Television Arts) e da Associação dos Críticos de Cinema de Los Angeles. Outras produções da O2 são os filmes Domésticas, o Filme; Viva Voz; Contra Todos e Antônia (os dois últimos em co-produção com Coração da Selva), vários curtas-metragens premiados internacionalmente e programas de TV.

 

Em 2007 foram lançados dois longas-metragens da O2: Cidade dos Homens, com direção de Paulo Morelli, e Não Por Acaso, com direção de Philippe Barcinski. O filme O Banheiro do Papa, co-produção com Uruguai e França, dirigido por César Charlone e Enrique Fernández, participou de vários festivais nacionais e internacionais, dentre eles Festival de Cannes (na Mostra Um Certo Olhar), e foi o grande ganhador da Mostra Internacional de Cinema de SP de 2007, com o prêmio de Melhor Filme.

 

No segundo semestre de 2008, a O2 lançou o filme "Ensaio sobre a Cegueira", de Fernando Meirelles, com Julianne Moore, Mark Ruffalo, Danny Glover e a brasileira Alice Braga. O filme, co-produção da O2 Filmes com a canadense Rhombus Media e a japonesa Beevine Pictures, foi selecionado para a Competição Oficial do Festival de Cannes, abrindo o Festival. Lançado em agosto passado, o filme alcançou a marca de quase 900 mil espectadores nos cinemas.

 

Em 2009, a O2 está produzindo a 2ª temporada de Filhos do Carnaval em co-produção com a HBO e prepara-se para lançar em co-produção com a TV Globo a série Som & Fúria (baseada na série canadense "Slings & Arrows"), com direção geral de Fernando Meirelles. No elenco, Felipe Camargo, Daniel de Oliveira, Rodrigo Santoro, Débora Falabella, Paulo Betti, Andréa Beltrão, Maria Flor, Dan Stulbach, Pedro Paulo Rangel, Regina Casé.

 

À Deriva é o primeiro trabalho da O2 Filmes com o diretor Heitor Dhalia, de "Nina" e "O Cheiro do Ralo".

 

UNIVERSAL PICTURES

A Universal Pictures é uma divisão da Universal Studios (www.universalstudios.com). A Universal Studios é parte da NBC Universal, uma das principais companhias de entretenimento e mídia do mundo no que se refere ao desenvolvimento, produção e marketing de informação, novidades e entretenimento para um público internacional. Formada em Maio de 2004 através da união da NBC com a Vivendi Universal Entertainment, a NBC Universal opera um enorme portfolio próprio de redes de notícia e entretenimento, uma companhia de ponta de cinema, significativas produções de conteúdo para televisão, um grupo importante de redes de televisão e parques temáticos famosos mundialmente. A General Electric é proprietária de 80% da NBC Universal, sendo que 20% são controlados pela Vivendi.

 

 

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454