segunda-feira, 30 de março de 2009

Oportunidade para mestrandos

Oportunidade para mestrandos

e doutorandos no Canadá

Prazo para inscrições: 22 de maio de 2009

Encontram-se abertas as inscrições para o Programa de Intercâmbio para Estudantes de Pós-Graduação (Graduate Student Exchange Program, GSEP), do governo canadense, que oferece bolsas de estudo no Canadá para estudantes brasileiros de mestrado e doutorado. O GSEP permite aos estudantes realizar pesquisa em uma universidade pública canadense, ou em um instituto de pesquisa afiliado, por um período de quatro a seis meses.

O programa GSEP encontra-se em sua terceira edição e já contemplou estudantes das mais diversas areas do conhecimento. O programa é aberto a todas as disciplinas e projetos de pesquisa com teor científico terão prioridade. Durante o período em que estiverem no Canadá sob o programa GSEP, os estudantes continuam vinculados às suas universidades de origem no Brasil e responsáveis pelo pagamento das respectivas mensalidades e taxas.

É desejável que já exista um acordo de intercâmbio na pós-graduação entre a instituição canadense e a instituição brasileira interessadas. No entanto, projetos de pesquisa decorrentes de colaboração entre professores canadenses e brasileiros que podem levar a uma parceria institucional também serão considerados.

Assim, os candidatos interessados deverão entrar em contato com sua instituição no Brasil para obter informações sobre acordos estabelecidos com instituições canadenses. Uma lista de acordos pode ser encontrada no site da Associação de Universidades e Colleges do Canadá:  http://oraweb.aucc.ca/showcue.html.

 

Serão concedidas bolsas no valor de $ 7.500 dólares canadenses por estudante para um período de 4 meses e de $ 10.000 dólares canadenses por estudante para um período de 5 a 6 meses. O pagamento será realizado diretamente à universidade canadense, que cobrirá as despesas relativas à emissão do visto, passagem aérea, seguro-saúde, livros e equipamentos para pesquisa e uma subvenção de $1.200 dólares canadenses mensais ao estudante para subsistência.

Os bolsistas selecionados deverão iniciar sua pesquisa no Canadá até 15 de março de 2010.

As candidaturas deverão ser submetidas pela instituição canadense. O prazo de inscrição encerra-se em 22 de maio de 2009.

 

Maiores detalhes estão disponíveis no site www.scholarships.gc.ca.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454