terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Workshop com Araquém Alcântara

Workshop de fotografia de natureza com o fotógrafo Araquém Alcântara em Paraty.

 

Apos dois anos sem ministrar seus concorridos workshops de fotografia de natureza, Araquém Alcântara, aproveita a exposição Brasileiros, na Galeria Zoom em Paraty, para retomar em grande estilo. O último final de semana da mostra foi reservado para a atividade, que adapta um modelo consagrado de workshop desenvolvido por Araquém a beleza única do Saco do Mamanguá.

 

É a primeira vez que o fotógrafo leva seu workshop para Paraty,  cenário bastante interessante para a experiência que Araquém quer proporcionar aos seus alunos:

 

 "Nossos workshops na natureza selvagem vão muito além do ensino da técnica fotográfica. Eles buscam transformar a percepção do aluno, ampliar a sua visão do mundo, desmontar o olhar organizado.
O aprendizado se dá pela experimentação imediata, o contato direto com a beleza, o eterno. A união do lúdico com o estético. A fotografia como caminho de aprendizado mais sutil, mais mágico, como instrumento de prazer e conhecimento.
No contato com a natureza intocada, o aluno participa de uma interessante terapia de grupo; as resistências se abrandam com as caminhadas, há uma disposição geral para conhecer e experimentar. Os toques e dicas em campo, se aprofundam nos bate papos noturnos. Logo se estabelece uma interação que permite trabalhar com assuntos mais subjetivos e questionáveis, como composição, harmonia, valores, etc... Preparamos, aos poucos, o aluno para mudar a atenção do seu olhar, para reparar e contemplar. Ao final, analisamos toda a produção do grupo e ressaltamos os erros e acertos.
Procuramos remover o mito de que a boa fotografia é privilégio de poucos.
Não adianta ter nas mãos uma câmera de incontáveis recursos, nem devorar livros de ensinamentos: fotografia é antes de tudo sentimento e percepção.
Nossas aulas de introdução à fotografia da natureza se destinam àqueles que, diletantes ou profissionais, querem interpretar o que vêm, de um modo peculiar e próprio. E também àqueles cujo foco é aprender sempre, colocando na mesma linha de mira, a mente, a visão e o coração."

 

A Pousada do Sandy no centro histórico será o QG. O workshop começa na sexta, com uma aula inaugural de apresentação e uma conversa sobre técnica e conceitos da fotografia. Araquém discorre sobre desenvolvimento da criatividade, aperfeiçoamento e interpretação do olhar, postura correta no meio ambiente natural e fala até de preparação de portfólio. Apos esse primeiro contato, o grupo é conduzido a uma visita guiada à exposição Brasileiros na Galeria Zoom. No dia seguinte a melhor parte, que é pôr o pé na trilha. O lugar escolhido, o Saco do Mamanguá, único fiorde tropical da costa brasileira. À frente, claro, vai o Araquém, respeitado entre os colegas e no meio científico como um dos maiores conhecedores das florestas e sertões brasileiros. Sabe de cor o nome das plantas, dos animais e é capaz de ficar dias seguidos esperando a onça beber água – no caso, literalmente. Boa parte desse conhecimento ele vai dividindo com os alunos durante a caminhada. "Meu workshop não é só fotografia", diz ele. "Tem muito de consciência preservacionista."

No almoço, pausa para um peixe é claro. A noite, no jantar mais teoria, discutindo as aventuras da jornada. No domingo, a avaliação, com análise das fotos e discussão sobre o trabalho desenvolvido.

 

Onde: Paraty e Saco do Mamanguá, RJ

Quando: 06, 07 e 08 de março

Informações: workshop@brazimage.com
contato: 3297-0346 / 3297-0476

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454