quinta-feira, 18 de setembro de 2008

32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá retrospectiva de Ingmar Bergman

A 32ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece entre 17 e 30 de outubro, exibirá retrospectiva de filmes do cineasta sueco Ingmar Bergman, com obras raras do início de sua carreira. O autor também será homenageado com exposição fotográfica e relançamento de sua autobiografia.



Outro homenageado da Mostra é o cineasta japonês Kihachi Okamoto (1924 – 2005), que também ganhará retrospectiva. A Mostra ainda trará a São Paulo importantes figuras do cinema mundial como o cineasta argentino Pablo Trapero e a atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros, e fará exibição especial de “Berlin Alexanderplatz”, uma das grandes obras de Rainer Werner Fassbinder.



Homenagem a Ingmar Bergman



No ano em que Ingmar Bergman completaria 90 anos, a Mostra homenageia o cineasta com uma retrospectiva que privilegia filmes raros do início de sua carreira. Entre os filmes que farão parte da seleção estão “Crise” (1946), “Prisão” (1949), “Rumo à Alegria” (1950) e “A Hora do Lobo” (1968). Os filmes serão exibidos em cópias novas em 35 mm produzidas com supervisão do Instituto Sueco, órgão que difunde a cultura sueca no mundo.



A Mostra também apresentará a exposição “Meus Encontros com Bergman”, uma seleção de fotografias em que o cineasta aparece nos bastidores das filmagens. As fotos, tiradas entre as décadas de 50 e 80, são do sueco Ove Wallin. A exposição já passou por Estocolmo e Tóquio.



A Mostra ainda promoverá o relançamento de “Lanterna Mágica”, a autobiografia do cineasta, reeditada pela Cosac Naify e com tradução direta do original sueco. A obra foi publicada originalmente no Brasil pela editora Guanabara em 1988 e está esgotada.



Retrospectiva Kihachi Okamoto



Outro homenageado da Mostra é o cineasta japonês Kihachi Okamoto (1924 – 2005). O autor ganhará uma retrospectiva composta por 14 de seus 39 títulos. Kihachi Okamoto, um dos pioneiros do novo cinema japonês, já foi comparado a Samuel Fuller, mas permaneceu pouco conhecido fora do Japão. O diretor, no entanto, influenciou cineastas ocidentais contemporâneos como Quentin Tarantino (“Kill Bill Vol. 1 e 2”) e Jim Jarmusch (“Ghost Dog: Matador Implacável”). Além de seus notáveis filmes de samurai (chambara movies) e de gângster, Okamoto realizou importantes filmes de guerra.



Okamoto nasceu em 1924 em Tottori, no Japão. Em 1943, começou a trabalhar como assistente de direção nos estúdios Toho, mas logo depois foi recrutado pelo serviço militar. Aos 19 anos, foi enviado para a fronte do Pacífico da Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, voltou aos estúdios e foi assistente de direção de Senkichi Taniguchi, Masachiro Makino e Mikio Naruse, entre outros. Esta geração de cineastas iria, na década de 1960, repensar e transformar o cinema de gênero japonês.



Como muitos cineastas de sua geração --Masaki Kobayashi (nascido em 1919), Kenji Misumi (nascido em 1921), Seijun Suzuki (nascido em 1923), Yasuzo Masumura (nascido em 1924)--, Okamoto foi influenciado pela Segunda Guerra Mundial, e sua obra é permeada pelos temas da violência e dos conflitos.



Sua cinematografia, no entanto, percorre diversos estilos. Okamoto realizou sérios dramas históricos, filmes de ação e até comédias com toques musicais. Grande fã de John Ford, Okamoto inseriu elementos do western na maioria dos seus filmes.



Suas histórias cômicas, seu trabalho de câmera de tirar o fôlego e sua montagem de ritmo rápido ficaram conhecidas como “toque Kihachi”. Entre os títulos confirmados na Mostra estão seu filme de estréia, “All About Marriage” (1958), e importantes filmes de sua carreira como “Desperado Outpost” (1959), “The Sword of Doom” (1966) , “Kill” (1968), “Oh, My Bomb!” (1964).





“Berlin Alexanderplatz”, de Rainer Werner Fassbinder



A Mostra fará exibição especial de “Berlin Alexanderplatz”, série de 1980 realizada para a TV pelo cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder. É a primeira vez que a obra, com mais de 15 horas de duração, será exibida em 35 mm no Brasil –a série foi exibida em 16 mm na 9ª Mostra de Cinema, em 1985. A exibição, que tem apoio do Instituto Goethe, será dividida em blocos de três episódios por noite a partir de 25 de outubro.



Workshop com Pablo Trapero



Pablo Trapero, autor de “Família Rodante” e um dos mais importantes cineastas argentinos, é um dos convidados da 32ª Mostra de Cinema. O diretor ministrará um workshop de direção na FAAP, assim como já fizeram em edições anteriores os cineastas israelense Amos Gitai e o iraniano Abbas Kiarostami.



Seu mais recente filme, “Leonera”, que estreou no Festival de Cannes deste ano, será exibido pelo Festival. A atriz Martina Gusmán, mulher de Trapero e protagonista do filme, também vem a São Paulo para as exibições do longa.



Show de encerramento com Maria de Medeiros



A atriz, cineasta e cantora portuguesa Maria de Medeiros fará, em 30 de outubro, o show de encerramento da Mostra. Medeiros, que foi nomeada em 17 de março deste ano “Artista da UNESCO pela Paz”, apresentará no teatro do SESC Pinheiros canções de seu primeiro disco, “A Little More Blue”, em que interpreta composições de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil. O disco é uma carinhosa homenagem à música popular brasileira e aos seus autores de resistência nos anos da ditadura militar.



Em sua adolescência, Maria de Medeiros aprendeu a decifrar nas entrelinhas das canções a resistência de compositores brasileiros. No álbum, Medeiros ordena de maneira inédita o sentido das canções interpretadas, nascidas em ambiente de repressão, frustrações políticas e desejos de transformação.

Maria de Medeiros nasceu em Lisboa, Portugal, em 1965. Reconhecida atriz internacional, já foi a frágil e insegura mulher de Bruce Willis em “Pulp Fiction” (1994), de Quentin Tarantino; a emotiva e transgressora escritora Anaïs Nin em “Henry & June” (1990), de Phillip Kaufman; a doida e alienada amante de um empresário da construção civil em “Ovos de Ouro” (1993), de Bigas Luna; entre outros inúmeros papéis.

Como diretora, seu primeiro longa-metragem foi o drama “Capitães de Abril”, que recebeu o Prêmio do Júri Internacional da 24ª Mostra de Cinema em 2000. Em 2004, a Mostra exibiu seu segundo longa, o documentário “Bem Me Quer...Mal Me Quer”, sobre a relação de amor e ódio entre artistas e críticos. Medeiros dirigiu um dos segmento de “Bem-Vindo a São Paulo”, longa-metragem coletivo realizado em São Paulo por vários cineastas internacionais consagrados a convite de Leon Cakoff, diretor da Mostra. O filme foi exibido na 28ª Mostra e lançado em circuito comercialmente em circuito nacional em 2007.







Os prêmios



Fiel à sua vocação de contemplar a diversidade cinematográfica e revelar novos talentos, a Mostra, além de proporcionar ao público uma seleção do melhor da produção cinematográfica mundial, também premia os melhores filmes.



O festival promove a Competição de Novos Diretores, da qual participam cineastas que tenham realizado no máximo seu segundo longa-metragem e cujo filme inscrito tenha sido concluído neste ano, sem exibição pública no Brasil. Os vencedores da Competição Novos Diretores recebem da Mostra o troféu Bandeira Paulista, uma criação da artista plástica Tomie Ohtake.



O Festival também traz ao público um panorama da mais importante e representativa produção do cinema mundial dos dois últimos anos, que são exibidos na seleção Perspectiva Internacional. Os filmes desta seleção concorrem ao prêmio do público nas categorias Melhor Longa Estrangeiro e Melhor Longa Brasileiro.



Em seção destinada a novas linguagens e a realizadores que produzem filmes para cinema, televisão e internet, a Mostra traz a seleção Mostra Médias e Curtas, com filmes de média e curta-metragem. Os filmes inscritos nesta seção serão avaliados por um júri específico e concorrerão nas categorias Melhor Média Estrangeiro, Melhor Média Brasileiro, Melhor Curta Estrangeiro e Melhor Curta Brasileiro.



História da Mostra



Dirigida por Renata de Almeida e Leon Cakoff, o evento orgulha-se de suas contribuições pela circulação de idéias e a promoção da diversidade cultural em São Paulo e no país.



O festival foi criado em 1977 pelo crítico de cinema Leon Cakoff para celebrar os 30 anos da fundação do Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand. Nos sete anos em que a Mostra foi realizada pelo Departamento de Cinema do Masp, dirigido por Cakoff, muitos desafios de censura tiveram que ser superados, pois o país vivia sob ditadura militar. Apenas em 1985, após batalha jurídica travada pela Mostra, o festival pôde exibir seus filmes sem que estes fossem submetidos à censura prévia. A medida que beneficiou a Mostra, instituída por portaria do Ministério da Justiça, estendeu-se a todo o território brasileiro e também beneficiou outros festivais de cinema que haviam passivamente incorporado a censura prévia a seus regulamentos



A primeira edição da Mostra Internacional de Cinema apresentou 16 longas-metragens e sete curtas (de 17 países), teve 40 sessões no Grande Auditório do Masp e inaugurou a modalidade do voto do público que nunca mais foi abandonada. Venceu então o Prêmio do Público “Lúcio Flávio, passageiro da Agonia”, de Hector Babenco.



Em sua 31ª edição, realizada entre 19 de outubro e 1º de novembro de 2007, a programação da Mostra Internacional de Cinema ofereceu uma seleção composta por 370 longas, 67 curtas e 24 médias, totalizando 461 filmes de 77 países e 1.181 sessões.



Patrocinadores



A 32a Mostra Internacional de Cinema em São Paulo é uma realização da ABMIC – Associação Brasileira Mostra Internacional de Cinema com patrocínio da Petrobras Distribuidora; apoio cultural do SESC São Paulo, Ministério da Cultura, Governo Federal, Secretaria de Estado da Cultura e Sabesp; apoio institucional da Imprensa Oficial, Memorial da América Latina, São Paulo Turismo e Secretaria da Cultura do Município de São Paulo; apoio da FAAP, Unibanco, Hotel Renaissance, Editora Cosac Naify e Conjunto Nacional; e promoção da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454