quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Os contos de fada como ferramenta de diagnóstico e de intervenção na clínica psicopedagógica – uma visão junguiana

Os contos de fada como ferramenta de diagnóstico e de intervenção na clínica psicopedagógica – uma visão junguiana

Basta sentarmos diante de um grupo de crianças e começarmos com ... Era uma vez...” que rapidamente o silêncio se faz presente, os olhos atentos brilham e os ouvidos apuradíssimos não dão nenhum indício de qualquer Déficit de Atenção....

Isso porque através de reis, rainhas, anões, gigantes, ogros, bruxas, dragões saímos do nosso mundo real e entramos num mundo onde tudo é possível. Além disso, desde que o mundo é mundo a arte de contar histórias se faz presente. Histórias para serem lidas, ouvidas, cantadas... histórias que trazem não só a magia e o encantamento, mas também que abrem possibilidades para entrarmos em contato com nossos medos e angústias.

O conto de fada tem um efeito terapêutico na medida em que a criança encontra uma solução para esses medos e angústias.

Assim, tem-se nos contos, uma excelente ferramenta para auxiliar educadores, como instrumento que fala ao inconsciente do aprendiz sobre seus sentimentos e suas dificuldades, e que os ajuda, através dos feitos heróicos, a acreditarem que também eles poderão encontrar força para enfrentar suas dificuldades na vida.

Em segundo lugar, ao se trabalhar com contos (tanto em sala de aula como no espaço terapêutico) exercita-se as questões cognitivas importantes para todo processo de aprendizagem como pensar o espaço onde a história acontece, a memória, seqüência dos fatos, as relações de causalidade, temporalidade, inferências essas que enriquecem as estruturas do pensar.

Através dos contos, vivencia-se uma aprendizagem significativa, trabalhando-se o cognitivo, o lúdico, o imaginário e o social.

Vera Márcia Gonçalves da Silva Pina, psicopedagoga, versará sobre o tema no II Simpósio Internacional de Psicopedagogia, no curso Os contos de fada como ferramenta de diagnóstico e de intervenção na clínica psicopedagógica - uma visão junguiana. O curso está na programação do dia 5 de setembro, das 14h às 17h30, na UNIP Campus Paraíso (acesse www.abpp.com.br)

Os objetivos deste curso são possibilitar aos participantes uma compreensão Do que Conta o Conto; seus aspectos literário e lúdico, bem como a entrar em contato com o seu simbolismo e propiciar aos participantes uma nova visão da aprendizagem, podendo utilizá-los tanto para avaliar, como para o trabalho da intervenção Psicopedagógica, na qual são valorizados os aspectos afetivos - cognitivos, baseados na tipologia Junguiana.

Serviço:
II Simpósio Internacional de Psicopedagogia
Data: 05/09 e 06/09 de 2008-08-14
Local: UNIP – Paraíso, Rua Vergueiro, 1.211
Informações: www.abpp.com.br ou (11) 3589-5560

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