quarta-feira, 7 de maio de 2008

Sábados lacanianos

Você quer passar um sábado com Lacan? O Instituto da Psicanálise Lacaniana (PPLA)dá continuidade à série de cursos breves sobre o método do psicanalista francês. O projeto “Sábados no IPLA”, começou em abril e irá se estender até novembro deste ano.

Filósofo e psicanalista, o francês Jacques Lacan (1901-1981), formado em medicina, migrou da neurologia para a psicanálise. Influenciou e foi influenciado por correntes filosóficas importantes dos anos 60 e 70, como o estruturalismo e o surrealismo. Considerado um dos maiores e mais fiéis intérpretes da psicanálise freudiana, até hoje Lacan é razão de debates apaixonados. Lacan acreditava numa formação democrática do psicanalista, mas também um tanto inusitada, na qual qualquer pessoa poderia se tornar um analista, mas com base em um estudo árduo e sem muitos padrões. Mas é essa forma livre de ver a formação do profissional que permite a todos os interessados no assunto a autoridade para mergulhar nesse conhecimento.

O próximo encontro mensal acontece no dia 17 de maio e é aberto a pessoas de qualquer área de formação. Trata-se do curso “A Primeira Clínica de Jacques Lacan”, que fala do início de seu ensino e mostra o retorno a Freud e às estruturas freudianas.


Temas como neurose, psicose e perversão serão enfocados por profissionais como Jorge Forbes, psicanalista e presidente do IPLA, Ariel Bogochvol, psiquiatra do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Leny Mrech, livre-docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo e Claudia Riolfi, psicanalista e professora-doutora da Universidade de São Paulo, entre outros especialistas renomados.


Programação

Aula 1 – As duas clínicas de J. Lacan - Jorge Forbes

Aula 2 – Uma clínica estrutural - Alain Mouzat

Aula 3 – Uma clínica edípica – Maria Helena B.Bogochvol
Aula 4 – Uma clínica do sujeito e do desejo - Leny Magalhães Mrech

Aula 5 – Neurose, psicose e perversão – Ariel Bogochvol
Aula 6 – Sintomas e fantasia – Ariel Bogochvol
Aula 7 – A transferência e o sujeito suposto saber – Claudia Riolfi
Aula 8 – A direção do tratamento – Jorge Forbes



Serviço:

Data: 17/05/2008

Horário: das 9h às 19h

Instituto da Psicanálise Lacaniana (IPLA)

Rua Augusta, 2366 casa 02

Cerqueira César – São Paulo - SP

Tel: (11) 3081-6346

Valor: R$70,00*

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454