terça-feira, 20 de maio de 2008

Debate reflete sobre a disputa municipal paulistana de 2008

No próximo dia 27 de maio, terça-feira, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) promove o debate: "Quem ganha e quem perde: o que está em jogo na Eleição Municipal de São Paulo?". A atividade está sendo organizada pela coordenação do curso de pós-graduação em Gestão de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia da FESPSP.


O objetivo do debate é apresentar ao público um pouco do conhecimento depreendido a partir dos estudos desenvolvidos pelos pesquisadores no campo eleitoral, e demonstrar como estes índices são aplicados a fim de fazer uma análise crítica dos candidatos e de medir seu desempenho durante as campanhas.


A discussão irá contemplar a polarização característica das eleições municipais de São Paulo, concentrada em três blocos: esquerda, direita e centro, atualmente representados por PT, DEM e PSDB respectivamente; três partidos que estão na disputa pelo Palácio do Anhangabaú.


A atividade abordará ainda alguns tópicos importantes para a compreensão da conjuntura política no âmbito das eleições municipais de 2008, entre eles: "A história recente das eleições municipais paulistanas: 1985 a 2004", "PSDB e DEM: força e limites de uma coligação", "O PT de Marta Suplicy: uma relação emocional com o eleitor" e "Cenários para 2008", cada um destes, apresentado por pesquisador especializado no assunto.


A mesa de debates será composta Hilton Fernandes, Mestre em Ciência Política e pesquisador do SERASA; Humberto Dantas, Doutor em Ciência Política e professor universitário; Jairo Pimentel, Mestre em Ciências Políticas e pesquisador; e Orjan Olsen, Ph.D. em Comunicação Social e pesquisador da Analítica Consultoria.


A mediação do debate ficará a cargo do cientista política José Paulo Martins Jr., Doutor em Ciência Política e coordenador do curso de pós em Gestão de Pesquisa de Mercado, Opinião e Mídia da FESPSP.


"A eleição é um momento muito importante para a democracia de uma nação, portanto, nós que pesquisamos o comportamento eleitoral dos candidatos e do próprio eleitorado, achamos importante divulgar e compartilhar este conhecimento. A população ainda não atingiu um nível de participação satisfatório neste processo, ficando muitas vezes, passivo diante de uma decisão desta magnitude", declara José Paulo.


E ele continua: "Ao promovermos este debate, nossa intenção é de provocar o eleitor para que ele participe das discussões, perceba que é uma peça chave neste processo e, mais do que isso, compreenda que é responsável por acompanhar os resultados e cobrar do seu representante que ele cumpra com seu dever", diz o professor.


A atividade será gratuita e aberta ao público em geral. Para mais informações ou para efetuar inscrições os interessados deverão entrar em contato através do número (11) 3123-7810.



O debate acontece às 19h00, na unidade da FESPSP localizada à Rua Dr. Cesário Mota Jr. - 262 - Sala 33, na Vila Buarque, próximo às estações República e Santa Cecília do Metrô.



Confira abaixo a programação completa.


Debate
"Quem ganha e quem perde: o que está em jogo na eleição municipal de São Paulo?"

Debatedores e temas:

História recente das eleições municipais paulistanas: de 1985 a 2004

Hilton Fernandes: Mestre em Ciência Política e pesquisador do SERASA


PSDB e DEM: força e limites de uma coligação

Humberto Dantas: Doutor em Ciência Política e professor do Centro Universitário São Camilo


O PT de Marta Suplicy: uma relação emocional com o eleitor

Jairo Pimentel: Mestre em Ciência Política e pesquisador


Cenários para 2008

Örjan Olsen: Ph.D. em Comunicação Social e pesquisador da Analítica Consultoria


Data: 27/05/2008 (terça-feira)

Horário: 19h00

Local: FESPSP - Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 262 - Sala 33 - Vila Buarque

Próximo ao Metrô República ou Santa Cecília

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454