quarta-feira, 16 de abril de 2008

Cuidar da criança, antídoto para violência

Iniciativa quer mudar quadro de negligência e desrespeito à legislação voltada para crianças de zero a seis anos e estimular ações que promovam a paz e a não-violência nas relações sociais; gratuita, audiência acontece nesta quinta-feira, dia 17, na Assembléia Legislativa de São Paulo e tem apoio da Unesco e Conpaz.



O Instituto zeroAseis (www.zeroaseis.org) promove nesta quinta-feira, dia 17, na Assembléia Legislativa de São Paulo, a audiência pública Políticas para a primeira infância: quebrando a cadeia da violência. Primeira iniciativa no âmbito político do instituto em São Paulo, esta ação faz parte dos trabalhos para a implantação de atitudes individuais e de políticas públicas em caráter nacional que promovam a paz e a não-violência em todos os níveis das relações sociais. O evento conta com a parceria do Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz (Conpaz), da Unesco e da própria Assembléia Legislativa paulista.



O zeroAseis assegura que mesmo havendo farta regulamentação a respeito, a infância no Brasil tem sido tratada com negligência e desrespeito. "A manutenção dessa situação impede a formação e o desenvolvimento de uma sociedade de adultos sadios, física, emocional e socialmente, favorecendo o recrudescimento da violência", diz a presidente do zeroAseis, Marilda Duarte.



Estudos científicos definem o período entre a pré-concepção e o sexto ano de vida como determinante e mais importante na constituição da personalidade, caráter e padrões de funcionamento do ser humano. Segundo o zeroAseis, essa condição precisa ser conhecida por toda sociedade e todos devem ser agentes regulares e persistentes na disseminação dessa informação.



"Devemos nos esforçar também para encontrar, disponibilizar, com ou sem assistencialismo, e aprender, com regularidade, regras de comportamento e procedimentos formadoras de cidadãos construtores de um mundo em que a cultura de paz e a não-violência sejam a realidade prevalente, e mais, e sempre, ambicionada. O atendimento às crianças baseado nesses alicerces é uma das garantias de um futuro melhor", ressalta o diretor científico do zeroAseis, João Figueiró.



A audiência pública dá continuidade às conferências, debates e propostas do 3º. Fórum Senado Debate Brasil, promovido e realizado pelo Senado Federal em novembro de 2007, em Brasília. Contará com a presença de senadores, deputados federais e estaduais, secretários de governo, cientistas, pesquisadores, estudiosos e representantes de entidades relacionadas à infância. "Esperamos que seja um marco importante e determinante para uma mudança no cenário da primeira infância, na promoção da cultura de paz e prevenção da violência", conclui Figueiró.

Nenhum comentário:

https://www.amazon.com.br/b/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&node=17168019011&linkCode=ll2&tag=A19CP32JCSRLOQ&linkId=01fc9732c02565116e2c98be2526c454